segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

NDAME ACOLHE A JORNADA DA VIDA CONSAGRADA 2017


Sob o lema “testemunhas da esperança e da alegria”, nos dias 03 e 04 de fevereiro, sexta-feira e sábado, o Centro de Espiritualidade de Ndame, nas proximidades de Bissau, acolheu a Jornada da Vida Consagrada na Guiné-Bissau, na qual participaram 73 consagrados e consagradas de origem guineense e de vários países: Brasil, Itália, México, Portugal, Índia, Equador, França, e vários países da Africa


No encontro, marcado pela celebração da Eucaristia, momentos de orações, muito entusiasmo, fraternidade e descontração, foi dito que o lema “testemunhas da esperança e da alegria” recorda aos consagrados “o valor do testemunho para infundir a esperança nos corações e confessar a alegria da salvação que alcançamos em Jesus Cristo”.


Para a sua reflexão com os consagrados e consagradas, Dom Pedro Zilli serviu-se das palavras do Papa Francisco que, na manhã de sábado (28/01/17), no Vaticano, recebeu na Sala Clementina, cerca de 100 participantes na Plenária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Realçou que o Papa expressou sua satisfação em receber os membros da Congregação que, naqueles dias, em sua plenária, refletiram sobre o tema da “fidelidade e dos abandonos”. Na sua reflexão, Dom Pedro sublinhou os seguintes pontos: ser sinal e instrumento de comunhão, de fraterno auxílio reciproco; fidelidade e abandonos; Perseverança e coragem; A vida consagrada, dom à Igreja.

No Plenário, os participantes sublinharam vários aspetos sobre a vivência dos consagrados e consagradas na Guiné-Bissau, dos quais destaque-se: há uma boa colaboração e partilha entre eles; união na alegria e no sofrimento; espirito orante; fidelidade fundada no conhecimento e no amor a Jesus Cristo; a vida consagrada é um dom a ser renovado a cada dia.
Na missa conclusiva da Jornada, os participantes desejaram boas-vindas à Madre Geral das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus e se despediram da Irmã Irene Motta da mesma congregação, com seus 92 anos de idade retornou à Itália.


Recorde-se que, no dia 02 de fevereiro, dia em que a Igreja faz memória da Apresentação de Jesus no templo, celebra-se o Dia da Vida Consagrada. O episódio evangélico constitui um ícone significativo da doação da própria vida por parte de quantos foram chamados a representar na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus, casto, pobre e obediente, o Consagrado do Pai.







Nenhum comentário:

Postar um comentário