sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SENEGAL: FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHEL REUNIU-SE


 
Países membros da Fundação João Paulo II
Apoiada na celebração eucarística, na oração, na escuta da Palavra de Deus e na partilha fraterna, teve lugar, de 21 a 25 de fevereiro, na residência das Irmãs Franciscanas, em Dakar, Senegal, a 35ª Sessão Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel, a qual foi confiada pelo Santo Padre desde a sua criação, em 1984, ao Pontifício Conselho Cor Unum e que agora faz parte das competências do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Do Conselho de Administração participaram o vice-secretário de tal Dicastério, Pe. Giampietro Dal Toso, como observador da Santa Sé e o Núncio apostólico no Senegal, Dom Michael Wallace Banach que animou uma reflexão sobre a Fundação e sua vocação se serviço aos pobres do Sahel e ofereceu um jantar aos participantes do Conselho na Nunciatura Apostólica. Tomaram parte no jantar Dom Benjamin Ndyae Arcebispo de Dakar e Presidente da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, e o Arcebispo emérito de Dakar, Cardeal Teodoro Adrien Sarr.  

Participantes

O Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel, sob a presidência de Dom Lucas Kalfa Sanou, Bispo de Banfora, Burkina Faso, é composto por 09 bispos administradores representando os seguintes 09 países do Sahel: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger e Senegal. Dom Pedro Zilli representou a Guiné-Bissau.





Visando melhorar qualitativamente as condições de vida das comunidades dos 09 países referidos, com a colaboração, em particular, da Conferência Episcopal Italiana, da Conferência Episcopal Alemã e da Igreja local, a Fundação realiza, em nome do Santo Padre, projetos na luta contra a desertificação, gestão e desenvolvimento das unidades agrícolas, busca da água potável, energias renováveis, formação de pessoal técnico qualificado, etc.

Durante a reunião
Ao longo dos anos, ela tem promovido também o diálogo inter-religioso: a maioria dos beneficiários, de fato, é de religião muçulmana. A problemática da migração, do terrorismo foi tida na devida consideração por parte dos participantes ao Conselho.
Os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento Humano, que mede o índice de desenvolvimento humano para cada País, mostram que, entre os últimos 20 da lista, 19 pertencem à África e, destes, 7 estão localizados na região do Sahel. Para agravar a situação estão, especialmente hoje, as frequentes crises alimentares, o exaurimento dos recursos naturais, sobretudo hídricos, e a violência perpetrada na população da zona, que se vê a braços com a presença de grupos extremistas.

Na capela



Nenhum comentário:

Postar um comentário