quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

OFICINA CARITAS NA DIOCESE DE BAFATÁ


O Conselho Caritas Bafatá realizou a Oficina Caritas, nos dias 20 a 23 de janeiro, sexta a segunda-feira, na cúria diocesana de Bafatá, conjuntamente com as comissões diocesanas da Família e da Juventude e adolescência. Nomeado como oficina pois foi utilizada a lógica de workshop, com parte teórica e prática, experimentando o que se aprendeu na formação. 
O Oficina propos-se a ajudar os jovens e as famílias a viverem a caridade no dia-a-dia, analisando e entendendo melhor as obras de misericórdia para que possam coloca-las em prática nas paróquias e missões, fomentando as caritas paroquiais.
Foram convidados dois jovens e um casal por cada paróquia ou missão, totalizando 50 pessoas que participaram da oficina.


Na sexta-feira, as atividades iniciaram logo após o almoço com uma breve cerimônia de abertura feita pelo bispo Dom Pedro, seguida de uma apresentação da programação desta Oficina. Depois os participantes se apresentaram individualmente e na sequência  houve uma palestra de introdução com o tema: “Pobres e Misericórdia - abrir os olhos e o coração”, ministrado pelo Pe. Giusepe Pizzoli. À noite, após à celebração da Missa e do jantar, houve a apresentação do filme “um toque no coração”.


Já no sabado pela manhã, após a missa na capela da missão católica, Pe. Lucio Brentegani fez uma breve introdução sobre a realidade da pobreza que arrisca de passar desapercebida. Pediu aos participantes que, individualmente, saíssem para os bairros, e que, nesta experiência, abrissem os olhos e o coração para os acontecimentos ao seu redor, observando as dificuldades e alegrias. Pela tarde fizeram partilha do que foi visto na cidade de Bafatá, onde trocaram belas experiências. Também receberam o testemunho de várias pessoas em diversas áreas em que a Caritas atua, como prisão, hospital, casa das mães, centro de recuperação nutricional e pessoas com deficiência.


Domingo, o dia começou com a santa missa na catedral com a comunidade paroquial. Em seguida Pe. Lucio apresentou a mística da Caritas e refletiu sobre as passagens do bom samaritano e do lava pés. Depois os participantes foram divididos em grupos e enviados para experiência missionária no hospital, no presídio, na Casa das mães e na casa do Mamadu Si, portador de deficiência beneficiado por um projeto realizado pela Caritas Bafata, onde almoçaram e passaram o dia.


No último dia, segunda-feira, participaram da missa de encerramento presidida por Dom Pedro, e fizeram uma breve avaliação do encontro, concluindo que foram dias de muito aprendizado teórico e prático. Os participantes retornaram para suas missões e paróquias motivados a agir como Jesus, que se aproximou dos mais necessitados de amor. Conforme palavras de Dom Pedro, o Conselho Caritas Bafata espera que esta oficina possa animar intensamente as ações caritativas de toda diocese, frisando que o cristão deve agir na dimensão vertical e horizontal, em oração a Deus e em amor aos pobres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário