domingo, 5 de fevereiro de 2017

CACINE: INAUGURAÇÃO E BENÇÃO DA CASA DA MISSÃO CATÓLICA




No sábado e domingo, dias 21 e 22 de janeiro, em companhia do Pe. Abraão Ambessum – pároco de Bolama -, Irmã Dorilene de Bolama e do condutor Domingo Mandjaco, Dom Pedro Zilli esteve em Cacine para a inauguração da residência da Missão Católica, construída graças às Pontifícias Obras Missionarias, as Irmãs de São Pedro Claver, o PIME, as Missionárias da Imaculada, uma Paróquia de Milão, e sobretudo, aos Oblatos de Maria Imaculada (OMI) e seus benfeitores da Itália. Uma obra que, segundo Pe. Daniel Aliou Mane, “foi realizada com muito amor, sacrifício, fraternidade, solidariedade e generosidade”. 
Rito de entrada dos catecúmenos
Na Missa do terceiro domingo do tempo comum A e quinto dia do oitavário de orações pela unidade dos cristãos, Dom Pedro agradeceu ao Senhor pela entrada no catecumenado de 17 membros da comunidade, sublinhando que, “pela primeira vez, Cacine está viver a graça de ter um grupo de catecúmenos”. Disse aos catecúmenos que “gostaria de batizá-los quando o dia estiver maduro para tal”. 

Dom Pedro, Pe. Daniel e catecúmenos
Dom Pedro agradeceu ao Senhor pelo dom da residência da Missão Católica, a primeira na história da Igreja católica naquela terra do Sul da Guiné-Bissau da Diocese de Bafatá. Realçou que o empenho pela realização da obra “é um sinal de que a Igreja quer residir para sempre naquelas paragens e ser sinal de Cristo, Luz do Mundo”. Após expressar seu agradecimento às Pontifícias Obras Missionarias, às Irmãs de São Pedro Claver, ao PIME, às Missionarias da Imaculada, a uma Paróquia de Milão, aos trabalhadores da construção, Dom Pedro disse: “agradeço, de modo todo particular, os Missionários Oblatos por terem acolhido, de bom grado, o meu convite para iniciar uma presença em Cacine. Agradeço seus benfeitores que, graças ao seu contributo, com trabalhos voluntários e ajuda económica, foi possível construir a casa da Missão em tempo recorde”. 

Dom Pedro, Pe. Daniel, autoridades e lideres religiosos de Cacine
Dom Pedro agradeceu os Oblatos presentes na inauguração e na celebração: os responsáveis da Missão Pe. Daniel Aliou Mané e Carlos Andolfi; os padres Roberto Gallina, Diac. Joseph Sadjo, Frei Benoit Diouf, Frei Jean Noel. Agradeceu o Pe. Marcellino Sgarbossa que representava os benfeitores italianos, dos quais, um grupo participou do feliz momento vivido. Agradeceu o economato de Bafatá pelo apoio na elaboração dos projetos e nas transferências de dinheiro para a execução da obra. Pe. Carlos Andolfi agradeceu a presença de Dom Pedro, Pe. Abraão, Irmã Dorilene e Irmã Benigna Teixeira Morais das Irmãs São José de Cluny, missionária em Farim. 


Reforçando as palavas de Dom Pedro, agradeceu o Pastor Valberto, da Igreja Evangélica, presente na celebração, pelo acolhimento em sua casa quando os Oblatos chegaram em Cacine no mês de novembro de 2014. Agradeceu as Missionárias da Imaculada que estavam em Cafal até maio de 2016 e que foram de “grande apoio”. Agradeceu todos os missionários que passaram por Cafal, antes de os Oblatos chegaram, entre os quais, recordou especialmente, os Padres Gianfranco Gottardi, OFM e Fabio Motta, PIME. 

Um comentário:

  1. Boa Tarde
    Estou a contactar da Paróquia de Santo António dos Cavaleiros, Loures em Portugal e necessito urgentemente de um contacto da Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Geba - Bafatá, para solicitar a emissão de um documento para receber o Sacramento do Crisma.
    favor enviar contacto para gregoriomartins@gmail.com
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir