quarta-feira, 1 de abril de 2015

SETOR PASTORAL SUL REUNIU-SE


Na sexta-feira, dia 26 de março, o Setor Pastoral Sul reuniu-se em Buba. A reunião teve seu inicio com a celebração da Santa Eucaristia presidida por Dom Pedro Zilli. Pe. Fabio Motta, Delegado do Bispo no Setor Pastoral, presidiu o encontro que, alem da leitura da Ata da reunião anterior tratou os seguintes pontos: Apresentação dos novos membros do Setor Sul: Pe. Roberto  e Pe. Daniel (OMI) recém chegados em Cacine, Pedro Lang e Salete Lang, em Quebo:  primeiras impressões.
Partilha a partir do esboço elaborado pelos padres Domingos da Fonseca e Maurizio Fioravanti sobre a “paternidade e maternidade responsável, seu impacto na vida pastoral e possíveis caminhos de acompanhamento”; Propostas e comunicações das diferentes comissões a nível Diocesano e de Setor em vista da implementação do Plano de Ação Patoral 2014-2017.

Pe. Daniel
A respeito das primeiras impressões dos missionários recém-chegados, Pe. Daniel disse que “para mim é uma alegria estar na Diocese de Bafatá, concretamente em Cacine”. Falou de outros missionários que passaram por lá “e deixaram semente”. Falou do testemunho ecumênico, vivendo “na casa do Pastor Evangélico Valberto”. Pe. Daniel sublinha que estão a visitar as famílias e a fazer um levantamento”. 

Pe. Roberto
Pe. Roberto disse que, para ele “foi uma honra ter sido enviado pelos Superiores a Cacine”. Diz sentir-se “em família em Cacine e com as irmãs em Cafal que fazem um trabalho diferenciado na catequese, saúde e na educação”. Salienta que viver na casa do Pastor “é muito bom, pois ajuda os cristãos a superarem divisões”. Salete Lang que chegou em Quebo, com o seu marido Diácono Permanente Pedro Lang, há 30 dias realçou que quando as pessoas, no Brasil, lhe perguntavam “se tinha coragem de viver na Africa”, ela respondia que sim, pois “la vivem pessoas…”. Pondera que a língua “complica um pouco o relacionamento com as pessoas, mas que, no entanto, a linguagem do amor é universal”. O Diácono Pedro Lang, disse ser “uma alegria participar de uma missão que é de Deus” e que “quer estar aqui por um período muito maior para um belo e grande aprendizado”.

Karina, Salete, Pedro e Irmã Rina
Como na reunião do dia 19 de março, sempre em Buba, do Secretariado Diocesano de Pastoral da Diocese de Bafatá, e já publicado no Blog, Dom Pedro comunicou aos participantes o resultado da coleta em favor da Ilha do Fogo para ajudar no alívio dos danos causados pelo vulcão do ano passado, o resultado das respostas da Igreja da Guiné-Bissau para o Sínodo da Família em outubro próximo, a vinda à Guiné, em maio próximo, do Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), por ocasião do Ano da Vida Consagrada, falou da Renuncia Quaresmal 2015, Igreja da Guiné-Bissau “para garantir a assistência médica e medicamentosa das crianças mais carenciadas assistidas no Hospital Pediátrico São José em Bôr”, das Assembleias Caritas África e Internationalis em Roma, no mês de maio próximo e do Ano Santo extraordinário da Misericórdia a ter inicio no dia 08 de Dezembro deste ano até 20 de Novembro de 2016.

Outros pontos foram tratados na reunião, com enfase, na Jornada Diocesana da Juventude a ser realizada em Empada, de 08 a 10 de maio próximo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário