sexta-feira, 3 de abril de 2015

DOM PEDRO ENCONTRA COM SEMINARISTAS MAIORES E MENORES E PADRES DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA BAFATÁ


No dia 02 de abril, Quinta-feira Santa de manhã, no salão da Cúria diocesana de Bafatá, houve um encontro do Dom Pedro Zilli com 15 seminaristas das paróquias de Bafatá, de Bambadinca, Bolama e algum outro de Bissau. Marcaram presenças, os padres Alberto Gomes e Admir Cristiano Barreiro. Participaram do encontro Claudinei Aparecido de Oliveira Silva, Bruno Mendes da Silva a Comunidade Católica Nova Aliança, destinados para Gabu,
O encontro, que tinha como objetivo partilhar com os seminaristas o andamento da vida do seminário e deixar algumas orientações, começou com uma oração presidida pelo bispo. .

 A partir da Exortaçao Apostolica “Pastores Dabo Vobis” do Papa João Paulo II, Dom Pedro falou das quatros dimensões da formação sacerdotal: Humana, Espiritual, Intelectual e Pastoral. Dom Pedro procurou explicitar cada um dos pontos supracitados, começando por explicar as virtudes humanas que um sacerdote deve ter. O Bispo, comentando a carta apostólica, disse que a Pastoral não é só cuidar dos rebanhos que já estão no “curral”, mas é preciso ter uma espiritualidade missionária, saindo ao encontro dos outros.Depois da exposição do Bispo, tomou a palavra o Padre Alberto Gomes, aproveitando para agradecer o Bispo e pediu que esse tipo de encontro se realize sempre.
O seminarista Luís Paulo procurou demonstrar a importância das duas dimensões, isto é, as dimensões humana e espiritual, falando da “fidelidade a palavra dada” e pedindo também aos padres que durante as ferias façam algumas atividades pastorais nas tabancas. O Padre Admir deu  exemplos de aspetos da sua experiencia enquanto seminarista, dizendo que isso pode servir de ajuda para os outros.
Por fim, Bispo encorajou os seminaristas, agradecendo-os pelo encontro, desejando-lhes uma Feliz Páscoa. O encontro encerrou com a Oração dos Ângelus,  seguida de uma foto familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário