segunda-feira, 1 de julho de 2019

GEBA: PEREGRINAÇÃO MARIANA






No dia 11 de maio, sábado, o Setor Pastoral Leste, da Diocese de Bafatá, realizou mais uma peregrinação a Geba, distante 20 kms de Bafatá, onde em 2014, foram celebrados os 80 anos da construção da atual igreja, em 1934 e os 320 anos da primeira visita de um bispo a Geba, Dom Frei Victoriano do Porto em 1694. A peregrinação que teve seu início em Leiria, cerca de 03 km de Geba, com concentração às 06,00 horas da manhã, contou com as paróquias de Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni de Bafatá, Gabu e as comunidades de Geba e de Contuboel. Atraiu um bom número de jovens e adolescentes e de adultos.

Às 10,30 horas Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística, concelebrada pelo Pároco e delegado do Setor Pastoral Leste Pe. Alberto Gomes, Pe. Paulo de Pina Araújo, Pe. Andrea Mattuzi, Pe. Odilon Judicäel Leno, Pe. Oliver Izuchukwu Ihedimbu.
Na homilia, Dom Pedro convidou os peregrinos a rezarem pela Guiné-Bissau, pelas Paróquias que têm Nossa Senhora de Fátima como Padroeira (Bissau, Catió, Quinhamel); convidou-os a rezarem pelo Projeto Pastoral 2018-2021 da Diocese de Bafatá: “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria”. 

Citou a página 25 do livrinho com o Projeto: “No contexto do Projeto Pastoral deste triénio: ‘a Igreja anuncia o Evangelho com alegria’, vamos viver o primeiro ano pastoral 2018-2019. Este ano terá como lema ‘Bo bin, no bai’ que é o convite para vivermos uma ‘Igreja em saída’”. Dom Pedro exortou os participantes a imitarem Jesus “que se aproximava os ‘tristes’ como se aproximou dos discípulos de Emaús. Ainda conforme o Projeto Pastoral, Dom Pedro disse que devemos “ir ao encontro daqueles que não conhecem ainda Jesus Cristo com atitude de atenção, de disponibilidade, de solidariedade…”.
No final da celebração, Pe. Paulo de Pina que coordenou os preparativos para a peregrinação como também a peregrinação, manifestou sua alegria pelo modo como as coisas correram. Agradeceu os “Filhos e Amigos de Geba” pelo empenho de, pouco a pouco, em meio às dificuldades económicas pelas quais passa a Guiné-Bissau, terem quase concluído a restauração da igreja. Pe. Paulo realçou que cada um dos “Filhos e Amigos de Geba”, conforme suas possibilidades e generosidade, deu o seu valioso contributo. Pe. Alberto Gomes e Dom Pedro também agradeceram a generosidade destes irmãos que amam Geba e sua Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário