segunda-feira, 1 de julho de 2019

OUGAGADOUGOU, BURKINA FASO: 3ª ASSEMBLEIA CERAO – RECOWA - CONFERÊNCIA EPISCOPAL REGIONAL DA ÁFRICA OCIDENTAL







Sob o tema “a Nova Evangelização e o desenvolvimento humano integral na Igreja-família de Deus na África Ocidental”, com dois subtemas: 1. “O desenvolvimento humano integral e o serviço social na Igreja-família de Deus na África Ocidental; 2. Juventude, fé e migração: o papel da Igreja-família de Deus na África Ocidental, de 13 a 19 de maio, segunda-feira a domingo, os bispos da Guiné-Bissau, Dom José Câmnate, Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra, participaram em Ouagadougou, capital do Burkina Faso, Africa Ocidental, da 3ª Assembleia CERAO – RECOWA - Conferencia Episcopal Regional da África Ocidental. 

A Assembleia contou com a presença de mais 100 bispos provenientes de 16 países de línguas inglesa, francesa e portuguesa: Burkina Faso, Guiné-Bissau, Guiné-Conacry, Senegal, Mauritânia, Gambia, Ghana, Togo, Mali, Nigéria, Niger, Costa do Marfim, Serra Leoa, Libéria, Cabo Verde e Benim.




Perguntou-se se era o caso de realizar a Assembleia devido ao fato de a África Ocidental passar por violência causada por terroristas. Cristãos estão sendo mortos. Não seria perigosa uma reunião tao importante, num ambiente tão perigoso? Era perigoso sim! De fato, via-se policiais armados por todo lado, para garantir segurança dos bispos e demais participantes. Chegou-se mesmo a pensar se não seria o caso de realizar a reunião numa outra data, num outro lugar. No entanto, a presença dos bispos foi vista pela Igreja, pelo Governo e pelo povo do Burkina Faso, como um maravilhoso gesto de comunhão, de solidariedade na luta contra o terrorismo, o tráfico humano, a pobreza. A presença dos bispos de todos estes países representa uma ocasião para a renovação da esperança numa vida mais digna de Deus, dos homens e das mulheres que vivem numa condição de contínuo sofrimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário