domingo, 14 de julho de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL (alargado)




                     
Nos dias 11 e 12 de junho - terça e quarta-feira, o Secretariado Diocesano de Pastoral (alargado) reuniu-se, no salão da Cúria diocesana, - com início às 16 horas da terça e encerramento com o almoço da quarta.

Para mais este momento importante na vida da Diocese, perfazendo um total de 40 pessoas, foram convocados os membros do Secretariado Diocesano - Vigário Geral, os Delegados do Bispo nos Setores pastorais, os Coordenadores das Comissões diocesanas -, Párocos, responsáveis de Missões, coordenadores de comissões nos sectores, Sacerdotes, uma irmã e um/a leigo/a consagrado/a das novas comunidades que não estavam representados no grupo anterior.
No contexto do Projeto Pastoral para o triénio 2018-2021 – “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria”, o encontro centrou-se, sobretudo, no balanço final do Plano Pastoral “BO BIN, NO BAI” (2018-2019) e a aprovação do novo Plano Pastoral para o ano 2019-2020: “NO IANDA DJUNTU TRAS DI JESUS”.

Para o balanço final do Plano Pastoral, o Conselho Permanente de Pastoral elaborou um questionário a ser respondido previamente pelos Párocos, Responsáveis de Missões e Coordenadores de Comissões e ser apresentado no Secretariado.
Na avaliação, entre outros aspectos, foi dito que o Projeto Pastoral tem sido o “pano de fundo” e “luz” para toda a actividade pastoral; notou-se maior espirito missionário, sobretudo, nos catequistas; maior sentido de pertença à comunidade; foi pedido que haja mais visitas pastorais por parte do bispo e mesmo do coordenador diocesano de pastoral; que haja mais encontros formativos a partir do Projeto Pastoral; Foi sugerido que se dê maior divulgação ao próximo Plano Pastoral, via Radio, para que esteja mais próximo das comunidades.
O Secretariado refletiu também a respeito do “Mês Missionário Extraordinário, Outubro 2019”, com este maravilhoso lema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Foi dito que o Mês Missionário Extraordinário deverá ser um fundamental estimulo para a vivência do ano pastoral 2019-2020.

Dom Pedro Zilli falou dos encontros em que participou no mês de maio:  13 a 19, Ouagadougou, Burkina Faso, 3ª Assembleia CERAO – RECOWA – Conferencia Episcopal Regional da Africa Ocidental, sob o tema “a Nova Evangelização e o desenvolvimento humano integral na Igreja-família de Deus na África Ocidental”, com dois subtemas: 1. “O desenvolvimento humano integral e o serviço social na Igreja-família de Deus na África Ocidental; 2. Juventude, fé e migração: o papel da Igreja-família de Deus na África Ocidental;  20 a 23 de maio, Roma,  9ª Conferencia Regional da Caritas África, com o tema: “África, terra de esperança”;  23 a 28, Roma, 21ª Assembleia Geral da Caritas Internacionalis, sob o tema “Uma só família humana, uma só casa comum”;



Dom Pedro falou igualmente das celebrações do aniversario de 20 anos da morte de Dom Settimio A. Ferrazzetta. Disse que “às raízes da moderna Guiné-Bissau”, era tema dos dois dias de recordação de Dom Settimio (15 e 16 de junho), no Centro Unitário Missionário de São Massimo de Verona e Selva di Progno com Santa Missa e inauguração do Museu da Memória.
Na Missa da quarta-feira, a Irmã Nice da Comunidade Boa Nova de Bolama, anunciou que a Comunidade concluía sua presença na Ilha e na Diocese no mês de junho. No encontro, Pe. Lucio Espindola Santos, de Tite, anunciou o seu retorno ao Brasil em agosto e a Irmã Ivanilda de Bafatá, anunciou o seu  retorono para Cabo Verde no início de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário