terça-feira, 2 de julho de 2019

ROMA: CARITAS ÁFRICA E CARITAS INTERNATIONALIS REUNIRAM-SE


 
AUDIÊNCIA Caritas Internationalis
Roma acolheu, nos dias 20 a 23 de maio, a 9ª Conferencia Regional da Caritas África, e nos dias 23 a 28, do mesmo mês de maio, a 21ª Assembleia Geral da Caritas Internacionalis. A exemplo das demais pessoas, Dom Pedro Zilli e Sra. Fátima Gomes, Secretária Geral da Caritas Guiné-Bissau participaram das duas reuniões.
Caritas Internationalis
A 9ª Conferencia Regional da Caritas África teve como tema: “África, terra de esperança”. Dom Pedro disse que “gostou muito do tema, pois quando se fala em África, pensa-se logo em guerras, pobreza, atentados, seca, fome. Infelizmente, estas coisas existem e são muito tristes”. No entanto, diz ter se alegrado, pois “durante a reunião, foram dados muitos exemplos de coisas boas que acontecem na África e que são um bem para toda a humanidade”.
A 21ª Assembleia Geral da Caritas Internacionalis decorreu sob o tema “Uma só família humana, uma só casa comum”. A cada quatro anos, representantes da Confederação Caritas Internacional de 168 organizações membros se reúnem em solidariedade em sua Assembleia Geral, em Roma. Neste ano, 450 pessoas participaram do evento.
Na segunda-feira, dia 27 de maio, na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência os participantes da Assembleia Geral da Caritas Internationalis.
Falou de três aspectos fundamentais para viver a Caritas, ou seja, a caridade, o desenvolvimento integral e a comunhão. Exortou-nos a viver estes três aspectos com estilo de pobreza, de gratuidade e de humildade. Realço um ponto de suas palavras. Ele disse: “Não se pode viver a caridade sem ter relações interpessoais com os pobres: viver com os pobres e para os pobres. Os pobres não são números, mas pessoas. Porque vivendo com os pobres aprendemos a praticar a 

Cardeal Luis Antonio Tagle, Arecebispo de Manila, Presidente da
 Caritas Internationalis
caridade com o espírito de pobreza, aprendemos que a caridade é partilha. Na realidade, não só a caridade que não chega ao bolso resulta uma falsa caridade, mas a caridade que não envolve o coração, a alma e todo o nosso ser é uma ideia de caridade ainda não realizada”.
Na Mensagem Final da Assembleia Geral, foi dito: “Reafirmamos nosso compromisso de construir um mundo onde Deus é reconhecido como amor, justiça e paz; onde a solidariedade é abraçada por todos, onde não haverá mais excluídos, explorados ou marginalizados; onde todas as pessoas vivem com dignidade e onde toda a criação é valorizada em nossa casa comum. Voltamos para casa alegres pela experiência do que a presença do Senhor ressuscitado Jesus gerou entre nós. Voltamos fortalecidos em nosso serviço de caridade, justiça e transformação social, acompanhados por nossos bispos”.

Marina de Cabo Verde, Dom Pedro, Fátima de Bissau, Dom Ildo de Cabo Verde



Nenhum comentário:

Postar um comentário