sexta-feira, 12 de julho de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: DIA DO CATEQUISTA GUINEENSE



Durante três dias, sexta-feira a domingo, 31 de maio, 1 e 2 de junho, teve lugar em Buba a celebração do dia do Catequista Guineense, cujo padroeiro é São Carlos Lwanga, festejado liturgicamente, com 21 companheiros, no dia 03 de junho. O evento contou com a presença de noventa catequistas incluindo religiosos e religiosas de todas as Paróquias e Missões da Diocese de Bafatá.
As actividades tiveram início na sexta-feira com uma caminha de fé a partir da rotunda de Buba em direção à igreja mãe da Paróquia Santa Cruz, onde foram exibidos motivos e instrumentos da missão do catequista: a Cruz, a Bíblia e Velas acesas.

O sábado foi marcado pela reflexão sobre o tema: “O catequista anuncia o evangelho com Alegria”, tema escolhido na base do Projecto Pastoral Trienal da Diocese de Bafatá: “A IGREJA ANUNCIA O EVANGELHO COM ALEGRIA” orado pelo Pe. Domingos da Fonseca, Vigário Geral da Diocese, seguido de um tempo forte de debate e contribuições.
Durante a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Paulo de Pina, Coordenador Diocesano de Catequese e de Pastoral, os catequistas foram exortados a continuarem a rezar pela Igreja e pelos cristãos que ainda hoje são martirizados, citando exemplo de Burkina Faso. Pediu que rezassem pela salvação de todos. Pe. Paulo exortou os catequistas e todos os cristãos a viverem na colaboração com outros evangelizadores, pois, segundo ele, o trabalho da evangelização é de nível comunitário, não deve ser monopólio de ninguém.
No início da tarde foram apresentadas encenações preparadas pelas Paróquias com base em textos da Bíblia.
As dezasseis horas houve duas partidas de futebol entre as duas equipas dos dois sectores pastorais que compõem a diocese, onde as catequistas do Sul venceram as de Leste e os catequistas de Leste venceram os de Sul. O dia terminou com um filme intitulado “A Missão”, referente aos padres Jesuítas nas terras dos índios da América do Sul.
No domingo, Pe. Domingos Da Fonseca foi quem presidiu a Eucaristia. Durante a homilia, exortou a todos sobre o papel e missão do catequista numa sociedade em constante transformação, onde, segundo ele, os valores do cristianismo enfrentam grandes desafios. Salientou a necessidade de se ter bons catequistas, porque a qualidade da Paróquia depende, em grande parte dos catequistas. Ressaltou que os catequistas devem rezar muito, estudar muito e preparar bem a sua catequese, não para ser professor, mas facilitador, orientador e mestre como Jesus. O catequista deve ser exemplar, porque, mais do que com palavra, a vida ensina mil vezes melhor.

Durante o momento de balanço dos três dias, todos foram unânimes em agradecer a oportunidade de participar de algo que correu num clima de amizade e de fé cristã. Entretanto, recomendaram o seguinte: pensar na logística antes de organizar o encontro num determinado sítio, porque faltavam espumas para todos dormirem bem. Organizar mais formações diocesanas com duração de mais ou menos uma semana no mínimo para os catequistas com mais de 5 anos de experiencias; evitar que os recém-crismados comecem logo a dar catequese mas valorizar o catequista auxiliar nas formações feitas localmente por cada paróquia; evitar de mandar os jovens ou os adolescentes para darem catequese aos adultos, sobretudo nas aldeias; produzir manuais de formação adaptados a nossa realidade; confeccionar materiais audiovisuais para ajudar na administração da catequese; mais formações bíblicas, pedagógicas e metodológicas; atribuir diploma de mérito aos catequistas mais antigos como modo de incentivá-los na missão; exigir que os catequistas tenham uma bíblia própria.
Num clima de irmandade a festa terminou com um almoço de confraternização, música e danças.
Foram três dias intensos de reflexões, de partilhas e de festa do catequista e sua missão no mundo contemporâneo e de modo particular na Guiné-Bissau especialmente os desafios na Diocese de Bafatá que em 2021 completará vinte anos da sua criação.




Segundo o Blog, Bissau, Diocese em Caminho,
http://dioceseemcaminho.blogspot.com/2019/06/celebracao-do-dia-do-catequista-em-bor.html, na Diocese de Bissau, o dia do catequista foi realizado no sábado 8 de junho, prevendo uma palestra, seguida de perguntas ao orador, a celebração da Santa Missa e, depois do almoço, a tarde recreativa.
A palestra, orientada pelo bispo auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá, tinha como tema: "Perfil do catequista para a nova evangelização". O Blog subinha que “o nosso pastor aproveitou a ocasião para tirar muitas dúvidas sobre a identidade e o perfil do catequista e a sua missão na Igreja”.  

Saliente-se que no sábado, dia 07 de Junho 2008, a Igreja da Guiné-Bissau comemorou, pela primeira vez, o “dia do catequista guineense”. São Carlos Lwanga, cuja festa ocorre no dia 03 de junho,  foi adotado como seu padroeiro. Previa-se reunir o maior numero possivel de catequistas para um dia de festa, onde eles pudessem perceber que não estão sozinhos nesta nobre tarefa da catequese; dizer-lhes obrigado por tudo aquilo que gratuita e generosamente fazem na evangelização, apresentar-lhes o testemuho de São Carlos Lwanga que, por Cristo, foi martirizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário