quarta-feira, 10 de julho de 2019

DIOCESE DE BAFATÁ: 13ª JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE



Sob o lema: "Eis aqui a serva do faça se em mim segundo a tua palavra" (Lc. 1,38), nos dias 24 a 26 de Maio (sexta-feira a domingo), teve lugar em Buba, a 13ª Jornada Diocesana de Juventude Católica, que contou com a participação de mais de 850 jovens. Na sexta-feira, a chegada e acolhimento dos jovens e Adoração ao Santíssimo Sacramento. A noite que decorreu dentro de um clima de silêncio e meditação por parte de jovens. 

No sábado, houve a catequese alusiva ao tema facilitada pelo Pe. Domingos da Fonseca, Pároco em Bambadinca e Vigário Geral da Diocese. Durante sua explanação, fez alusão à diferença entre serva e escrava e os jovens procuraram viver o espírito do serviço através de maturidade e colaboração que demonstraram: recolha de lixo serviço de água,... Ainda na parte da manhã, o Pe. Markus Prim, Sacerdote da Diocese de Campo Mourão, PR, em visita à Diocese, presidiu a celebração eucarística.
No período da tarde, realizou-se a marcha da paz que decorreu num clima de alegria e festa e à noite houve animação das paróquias e músicos sociais.



No domingo, a missa do encerramento da jornada presidida pelo Pe. Domingos e depois no período da tarde, foi feita a bênção dos objectos e despedida.

Dom Pedro Zilli, impossibilitado de participar, por estar em Roma para a reunião das Caritas África e Internationalis, enviou a seguinte mensagem aos participantes:

Roma, 25 de maio, dia África
“Caros jovens, sacerdotes, Irmãs, Consagrados, Comunidades reunidas em Buba, Sacerdotes, Irmãs, Paroquianos de Buba, estando em Roma para as Conferências das Caritas África e Internationalis, sinto-me profundamente unido a vocês na Jornada da Juventude Diocesana, ai em Buba, nestes dias do mês de maio, mês de Maria. Para que se chegasse a mais esta Jornada Diocesana da Juventude, foi exigido um bom pouco de sacrifício das Paróquias/Missões, da Comissão Diocesana da Juventude, da Paróquia Santa Cruz de Buba e, sobretudo dos jovens.
Apesar do sacrifício, vocês estão reunidos em Buba. Tenho certeza de que estão felizes por se encontrarem com outros jovens, outras comunidades. Tenho  certeza de que estão felizes por encontrarem irmãos e irmãs que seguem a Jesus e estão anunciando Jesus aos irmãos e irmãs de suas comunidades.


Na 9ª Conferência Regional da Caritas África, o tema foi: “África, terra de esperança”. Gostei muito deste tema, pois quando  se fala em África, pensa-se logo em pobreza, conflitos, migração, refugiados, atentados, cristãos assassinados,…! Infelizmente, tudo isto é verdade e é muito triste. Tudo isto pede a nossa oração mais intensa e a nossa coragem, na fé, para continuar a viver com alegria e com projetos novos. Gostei muito do tema, pois os testemunhos dados, durante a reunião, demonstraram que há muita gente lutando, trabalhando por uma África ainda mais bonita; há muitos jovens dispostos a trabalhar por uma África bem mais centrada em promover o bem comum, estando do lado dos mais carenciados.
A 34ª Jornada Mundial da Juventude, realizada no Panamá, em janeiro deste ano, com a participação de 10 membros de nossas duas dioceses, teve como tema, as palavras de Maria: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. É este o tema que vocês estão a meditar nestes dias.

Que Maria, Nossa Assunta ao Céu, Padroeira da Nossa Diocese, cubra com seu manto sagrado, cada um de nossos jovens, suas famílias; que ela cubra com seu manto sagrado as nossas famílias, os casais que estão a se preparar para o sacramento do matrimónio, os vocacionados, os sacerdotes, os consagrados; que ela cubra com o seu manto sagrado, os jovens da Diocese de Bissau, também eles reunidos em Jornada Diocesana da Juventude. 
Abençoo a cada um, cada uma de vocês, presentes na Jornada Diocesana da Juventude. Com a graça de Deus e com o nosso empenho, continuemos a viver com amor, o nosso Projeto Pastoral 2018-2021: “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria”.
Minha saudação a todos. Dom Pedro Zilli,


Nenhum comentário:

Postar um comentário