quinta-feira, 1 de agosto de 2019

CABOXANGUE: SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO



De sexta-feira a domingo, dias 14 a 16 de junho, Solenidade da Santissima Trindade, Dom Pedro Zilli esteve visitando a Missão Católica “São José, Esposo de Maria”, em Caboxangue, para ministrar o Sacramento da crisma. 

No sábado, de manhã, depois da celebração da missa na capela da casa, concelebrada pelo Frei Papa Paulo Nanque, com a participação do Frei Benvenuto Pegoraro, às 9,00 horas, Dom Pedro, em companhia do Frei Papa Paulo, teve um encontro com os 11 crismandos, dos quais, 04 vieram de Bissau para o sacramento.

Diante da pergunta, “o que mais me marcou na catequese para a crisma, desde outubro de 2018 até agora?”, surgiram algumas respostas, como as que seguem: o Espírito Santo nos dá forças no dia-a-dia; maior compreensão do que é o Espirito Santo e como ele atua na nossa vida; os dons são diferentes, mas o Espirito Santo é o mesmo; Jesus disse que iria, mas que não nos deixaria órfãos. Mandaria o Espirito Santo; alguém recordou que um catequista teria dito que não devemos abandonar a Igreja depois da crisma e que devemos ser “cristãos maduros”.
Dom Pedro, que havia iniciado o encontro, com a oração em que, no Rito da crisma, o bispo pede a Deus que envie sobre os crismandos, os dons do Espirito Santo, exortou o grupo a receber, como amor, este sacramento, sendo missionários para seus irmãos, especialmente os jovens de sua idade. Pediu-lhes que, a cada 16 de junho, se recordem, de modo especial, deste dia tão importante da graça da crisma em suas vidas. 
Recomendou-lhes a vivência do Projeto Pastoral 2018-2021: “a Igreja anuncia o Evangelho com alegria”. Disse-lhes que, com os dons do Espírito Santo, eles podem ajudar a Diocese a viver este Projeto. Falou-lhes do Sacramento do Matrimonio, do Sacerdócio e Vida Consagrada.
No domingo, a Santa Missa da Santíssima Trindade. Dom Pedro agradeceu todo o empenho da m
Missão em levar para a frente a evangelização, a educação e toda a atividade pastoral em Caboxangue e o precioso apoio que está ser dado à comunidade de Bedanda. Falou da sua alegria por estar em Caboxangue e crismar os 11 irmãos na fé cristã. Frei Papa Paulo agradeceu o Dom Pedro pelas suas “frequentes visitas” à comunidade e que isto é “motivo de alegria e de animação para todos”.


Depois da celebração, com Frei Papa Paulo, Dom Pedro seguiu para Bedanda e lá presidiu à celebração da Santa Missa. À tarde, de Bedanda, voltou para Bafatá.




Um comentário:

  1. Boa iniciativa. Força e Coragem na Oração que o Espírito Santo fará a Sua parte😇

    ResponderExcluir