quarta-feira, 11 de abril de 2018

EQUIPAS DE NOSSA SENHORA VISITAM BAFATÁ



Na manha do dia 02 de abril, segunda-feira da Oitava de Pascoa, Dom Pedro Zilli viveu a alegria de acolher, na Cúria Diocesana, o casal português Anabela e Manuel Morais, responsável pela ligação do Movimento à Província Africana, que inclui a Guiné-Bissau. O casal estava acompanhado pelo Pe. Bernardo da Cunha, pároco da Paróquia Cristo Redentor de Bissau e Assistente Espiritual do Movimento, o casal Luís da Costa e Klissene na Ritche da Costa, Responsável do Pré-Setor Bissau 1 composto de 07 casais que fizeram o “Compromisso” de caminhar juntos na Igreja e no Movimento, e mais alguns casais, num total de 16 pessoas. O Pároco Pe. Alberto Gomes, as Irmãs de Bafatá, representantes da Paróquia Nossa Senhora da Graça tomaram parte do momento fundado na fé e no amor à família transmitido pelo casal português e pelos amigos de Bissau.

Manuel, Dom Pedro, Anabela

Depois do “bem-vindos” e da leitura do Evangelho do dia, Mt. 28,8-15, quando Jesus disse às mulheres “Não temais! Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia; lá me verão”, Dom Pedro deu a palavra aos visitantes.
Anabela e Manuel disseram que as Equipas de Nossa Senhora estão presentes em 84 países e em todos os continentes; enfatizaram que quando Pe. Bernardo da Cunha estava em Portugal, por motivos de estudos, “gostou do movimento” e que teria dito: “eu tenho de levar o Movimento à Guiné-Bissau”. Recordaram que o esforço de levar o Movimento por “toda parte” é um modo de atender ao pedido do Papa Francisco, “indo-se às periferias”. Sublinharam que a proposta do Movimento consiste em ajudar “o casal a viver a sua conjugalidade” e que o sacerdote “faz a parte espiritual das Equipas”. Não deixaram de insistir “que o Movimento não veio a Bissau para matar a Pastoral Familiar. Veio para apoiar a vivência do Matrimónio, sendo uma mais valia para ajudar os casais”.
Anabela e Manuel contaram que as Equipas de Nossa Senhora nasceram no dia 25 de fevereiro de 1939, com o surgimento da primeira Equipa do Movimento.


Na carta de 26 de março a Dom Pedro, o Casal Responsável da Supra-Região Portugal, Margarida da João Paulo Mendes, e que foi lida durante o encontro, escreve o seguinte: “segundo a inspiração do nosso fundador: o Pe. Henri Caffarel, o Movimento das Equipas de Nossa Senhora existe para ajudar os casais a caminhar para a santidade”. Na carta, Margarida e João Paulo comunicam que o Movimento conta com “quase 6200 casais em Portugal e em África de língua portuguesa”.
Agradecendo a presença de todos, Dom Pedro disse que falará do Movimento no próximo Conselho Presbiteral. Disse também que poucas paróquias na Diocese estariam em condições de acolhê-lo devido ao pouco numero de cristãos e de casais, num ambiente de Primeiro Anúncio do Evangelho.  

Luis da Costa, Dom Pedro e Klissene

No final da reunião, Dom Pedro convidou os presentes a rezarem pelas vocações. Falou-lhes da “Acão Evangelizadora, Cada Comunidade uma Nova Vocação”. Os amigos almoçaram com Dom Pedro na casa do bispo e a seguir, continuaram com um momento próprio.
A Supra Região Portugal inclui, para além do território continental, Açores e Madeira, Equipas de Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
As Equipas de Nossa Senhora são um Movimento de espiritualidade conjugal, presente em 84 países de todos os continentes, com cerca de 135.000 membros, distribuídos por 12000 Equipas, que procuram ajudar os casais “a caminhar para a santidade”, conforme palavras do seu fundador, o Pe. Henri Caffarel, que nasceu no dia 30 de julho de 1903, em Lião na França, faleceu no dia 18 de setembro de 1996, em Troussures, também na França, com a idade de 93 anos.
Seu processo de beatificação está a correr em Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário