domingo, 22 de abril de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: CONSELHO PRESBITERAL REUNIU-SE



 Nos dias 18 e 19 de abril, quarta e quinta-feira, o Conselho Presbiteral, da Diocese de Bafatá, reuniu-se, na cúria diocesana. Durante a reunião, Dom Pedro e conselheiros fizeram a Revisão dos Estatutos do Conselho Presbiteral promulgados no dia 10 de março de 2014 e concluíram a revisão da “Estrutura Diocesana de Pastoral” promulgadas no dia 03 de dezembro de 2005; Pe. José Pizzoli, coordenador diocesano de pastoral, apresentou o Esboço do Projeto Diocesano de Pastoral para os anos pastorais 2018-2019; 2019-2020; 2020-2021; Pe. Lucio Brentegani, Diretor da Caritas Diocesana, apresentou as atividades e perspetivas para o referido organismo cujo inicio na Diocese, traz a data de 01 de agosto de 2017.
Dom Pedro falou do seu convite para que a Congregação “Pobres Servos da Divina Providencia” – fundada em 1907, em Verona, Itália, pelo sacerdote São João Calábria, abra uma presença na Paróquia Santa Cruz, na Cidade de Buba, Sul da Diocese.  

Falou da visita das Equipas de Nossa Senhora a Bafatá, na manha do dia 02 de abril, segunda-feira da Oitava de Pascoa. Comunicou que, na visita estavam o casal português Anabela e Manuel Morais, responsável pela ligação do Movimento à Província Africana, o Pe. Bernardo da Cunha, pároco da Paróquia Cristo Redentor de Bissau e Assistente Espiritual do Movimento, o casal Luís da Costa e Klissene na Ritche da Costa, Responsável do Pré-Setor Bissau 1 composto de 07 casais que fizeram o “Compromisso” de caminhar juntos na Igreja e no Movimento, e mais alguns casais, num total de 16 pessoas. Depois de uma reflexão sobre a eventualidade da presença das Equipas de Nossa Senhora na Diocese, concordou-se, em pedir um encontro com Pe. Bernardo e o pessoal de Bissau para uma melhor compreensão da riqueza do Movimento.





Outro ponto tratado foi a da participação de membros do Conselho e outras pessoas da Diocese na Assembleia Geral da Radio Sol Mansi a ter lugar no dia 05 de junho próximo, terça-feira.

Dom Pedro falou do 13.º Encontro de Bispos Lusófonos, a ter lugar na Cidade da Praia, em Cabo Verde, de 27 a 30 de abril, com o tema: "Os Jovens na Igreja: presença efetiva e transformadora”. Disse que Dom José Lampra Cá e ele participarão pela Guiné-Bissau. Pontos marcantes da reunião foram os momentos de oração e da Santa Missa exatamente na Semana de Oração pelas Vocações em preparação ao Quarto Domingo de Páscoa, o Domingo do “Bom Pastor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário