terça-feira, 17 de abril de 2018

DIOCESE DE BAFATÁ: NO ANO BIBLICO SETOR PASTORAL SUL REALIZA PEREGRINAÇÃO



 A Diocese de Bafatá escolheu viver o Ano Pastoral 2017-2018, como um “Ano Bíblico”, tendo como tema as palavras do Salmo 119,105: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. Para intensificar a sua vivência, o Setor Pastoral Sul realizou, em Buba, no sábado, dia 14 de abril, uma Peregrinação Bíblica.

Ajudados por um roteiro muito bem preparado e apresentado pela Missão Católica “Beato Paulo VI” de Quebo, os participantes, da maioria das paróquias e missões do Setor, peregrinaram fundados na oração e na escuta da Palavra de Deus. Num dos momentos da Peregrinação, o roteiro dizia: “A catequese que recebemos é fundamentada totalmente na Palavra de Deus, e é para todos: crianças, jovens, adultos e idosos. Não existe idade para se conhecer a Bíblia Sagrada, assim como não existe idade para se converter a Jesus Cristo e receber gratuitamente a salvação”.

Terminada a caminhada, Dom Pedro fez um momento de catequese. Ele disse: “Neste nosso Ano Bíblico, queremos viver juntamente com toda a Igreja, o Sínodo da juventude, a Jornada Mundial da Juventude e participar da “Acão Evangelizadora: cada comunidade uma nova vocação”; não nos esqueceremos da campanha da Caritas Internationalis: “compartilhar a viagem” com os migrantes e refugiados”.
Recordou que o Ano Bíblico quer valorizar a chegada de 15.000 Bíblias do Brasil (e mais 10.000 que estão a caminho!), promover a sua divulgação e, sobretudo, sensibilizar as comunidades para um sempre maior contato com a Palavra de Deus. “Queremos que a Palavra de Deus ilumine a nossa vida”, enfatizou.
Falou da beleza de a Peregrinação ter sido realizada na semana em que o Papa Francisco publicou, no dia 09 de abril, “Solenidade da Anunciação do Senhor” (transferida) a sua nova Exortação Apostólica, ‘Gaudete et Exsultate’ (Alegrai-vos e exultai), dedicada à santidade, na qual propõe um modelo cristão de felicidade como alternativa ao consumismo, à pressa e à indiferença face ao outro.
Disse que Exortação foi dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 19 de março – Solenidade de São José – do ano 2018, sexto do pontificado do Papa Francisco.
Em sua catequese, citando a GAUDETE ET EXSULTATE, 156, “A Palavra de Deus tem em si mesma a força para transformar a vida”, Dom Pedro sublinhou os seguintes pontos: A LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS; A PALAVRA DE DEUS NA SAGRADA LITURGIA; São José: uma vida fundada na Palavra de DEus; Maria cumpriu PERFEITAMENTE a Palavra de Deus.


 A Peregrinação concluiu-se com a celebração da Santa Eucaristia do Sábado da Segunda Semana de Páscoa com os textos de At. 6, 1-7 e Jo. 6,16-21. Na homilia, Dom Pedro citou as palavras do Diácono Pedro Lang que, durante a peregrinação, disse: “Se ainda não conseguimos viver o Ano Bíblico, podemos vivê-lo a partir de hoje”. Pediu aos peregrinos que juntassem ao desafio lançado pelo Diácono, mais outros dois: “neste tempo pascal, ler os Atos dos Apóstolos que mostram o caminho das comunidades dos inícios e devem ser uma inspiração para as nossas comunidades, também elas no inicio do caminho”. Pediu que se leia e medite o capítulo 06 de São João, “um retrato de todas as comunidades cristãs e de muitos cristãos: nem todos seguem até o fim as exigências de Jesus e dizem que ‘esta palavra é muito dura! Quem pode escutá-la?’ (v.60)”. Sublinhou que, no entanto, esta não foi a última palavra, pois “Pedro, em nome do grupo e no nosso nome, disse: ‘Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus’(vv.68-69)”.



No fim da celebração, Pe. Admir Isnaba Pereira Tamba, Pároco da Paróquia Santa Cruz de Buba e Delegado do Bispo no Setor Pastoral Sul, agradeceu a todos: as pessoas que prepararam o ambiente para a Peregrinação, o grupo coral, Quebo, as missões que vieram de mais longe e com estradas desencorajadoras, etc…

Nenhum comentário:

Postar um comentário