terça-feira, 7 de novembro de 2017

BAFATÁ: CVAV FAZ ABERTURA DO ANO PASTORAL 2017-2018


 No sábado, dia 28 de outubro, Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas, na Sé Catedral, na missa presidida por Dom Pedro e concelebrada pelo pároco Pe. Alberto Gomes e Pe. Dingana Sigá, assistente espiritual, o CVAV (Coração Valente - Alma Valente) fez a abertura do Ano Pastoral 2017-2018 para todas as 06 Secções de Base da Diocese de Bafatá. Participaram Valentes de Bafatá, Bambadinca, Buba, Gabu, Quebo e Tite.

Na Homilia, depois de ter falado do chamado que Jesus fez aos seus Apóstolos, Dom Pedro exortou os adolescentes e jovens presentes a estarem atentos à voz do Senhor que continua chamando para segui-lo mais de perto numa vida de especial consagração; Sublinhou que ninguém deve ficar fora do Ano Pastoral Bíblico 2017-2018 na Diocese. Pediu que todos “participem”, através da oração e do interesse, do Sinodo a ter lugar em Roma, no mês de outubro 2018 sob o tema: “Os jovens, a fé o discernimento vocacional”. Disse que Bambadinca será palco da Jornada Interdiocesana da Juventude Católica Guineense, em preparação à 34.ª Jornada Mundial da Juventude com o tema “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) a realizar-se, entre 22 e 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

No final da celebração, Dom Pedro exortou a todos a incentivarem as comunidades a tomarem parte da Ação Evangelizadora promovida pelo Regional Sul 2 da CNBB: “Cada comunidade uma nova vocação”. Tal Ação que terá seu início na Quinta-feira Santa, dia 29 de março do próximo ano, passará pelo Sínodo dos jovens, tendo na Jornada Mundial da Juventude - 22 a 27 de janeiro de 2019, um momento forte, sem uma data oficial de conclusão.



A Ação Evangelizadora vai se desenvolver a partir de dois eixos: 1º. Rezar pelas vocações; 2º.  Evangelizar pelas Redes Sociais. Publicar vídeos breves, densos de vida cristã-presbiteral-religiosa-laical (todas as vocações) nos meios de comunicação. Toda a Diocese é convidada a participar desta Ação de oração pedindo ao “Senhor da Messe que envie operário à sua messe”. 


Recordou a campanha ‘Compartilhando a viagem’ que a Caritas Internationalis lançou no dia 27 de setembro e que todos somos chamados a estar atentos a ela.

O Sr. Albino Vasco da Gama, coordenador do Bureau Diocesano de Bafatá do CVAV, agradeceu a Dom Pedro, “pelo empenho que tem demonstrado, acolhendo o nosso pedido cada vez que o convidamos para estar conosco, mesmo que o convite chegue na última hora”. 
Sublinhou que o Ano Pastoral 2017-2018 terá para o CVAV o tema: “Valentes no pega tesu” - Valentes, peguemos firme. 


Disse que tudo será feito “em sintonia com a Diocese no seu Ano Bíblico”. Realçou que a missão do CVAV, dentro da Igreja Católica, é de “desenvolver os valores do Evangelho: amor, caridade, comunhão, serviço, paz, justiça e humildade”. Recordou que no Ano Pastoral 2016-2017, os Valentes nas 06 Secções de Base da Diocese perfaziam um total de 1086 inscritos. Disse que “se tudo correr bem, em 2018, a Secção de Base de Bafatá poderá fazer sua promessa”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário