sábado, 11 de novembro de 2017

BUBA: CEFA INICIA SUAS ATIVIDADES



Na segunda-feira, dia 06 de novembro, o Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA) “Santo Isidoro Lavrador”, na Missão Católica de Buba, terreno da Diocese, iniciou o seu primeiro ano de atividades formativas. A Diocese de Bafatá juntamente com a Caritas Guiné-Bissau, através do projeto ACTIVA do Instituto Camões e União Europeia, construiu de raiz este Centro que oferecerá o ensino secundário técnico profissional na vertente agrícola. Neste primeiro ano, 2017-2018, foram abertas duas turmas de 10º ano do ensino secundário, com 65 alunos entre 16 e 32 anos, provenientes de todas regiões da Guiné-Bissau.

O Centro de Ensino e Formação Agrícola Santo Isidoro Lavrador visa preparar os alunos para o mercado de trabalho com ensino profissionalizante de qualidade e conscientização dos seus deveres de cidadania na dimensão pessoal e social. Atuando em interação com entidades regionais, nacionais e internacionais, o CEFA contribuirá para que a Guiné-Bissau melhore a sua prestação técnica no âmbito agrícola.
O CEFA possui uma área de 2 hectares junto às salas de aula para trabalhos diários na horta, multiplicação de sementes, viveiro de mudas, teste de germinação de sementes, entre outros. Possuirá sala de informática e laboratórios de química/biologia, para que os alunos tenham aulas sobre melhoramento genético, diferenciação de sementes, defensivos agrícolas e estudos dos solos.

No próximo ano 2018-2019, o Centro funcionará com a 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 11ª classe. Com o Jardim Infantil já em função há vários anos, e o programa de 1ª à 6ª classe, a Missão Católica de Buba estará em condições de oferecer uma formação completa a um bom número de alunos.
A escolha de Santo Isidoro Lavrador para Padroeiro do Centro foi sustentada em três fatores: 1. A nossa Igreja o reconhece como Santo padroeiro da agricultura; 2. O início de sua santidade está ligado à atividade agrícola. Santo Isidoro estava sempre em oração, mas constantemente seus companheiros avistavam anjos realizando o seu trabalho no campo; 3. O Centro fará a sua festa patronal no dia 15 de maio, dia em que Igreja recorda a memória do Santo Lavrador. O dia 15 de maio marca o início das chuvas e, com elas, o início do ano agrícola na Guiné-Bissau.


Isidoro Lavrador nasceu em Madri, em 1070, filho de pais camponeses, simples e seguidores de Cristo. Morreu pobre e desconhecido, no dia 15 de maio de 1130, em Madri, sendo enterrado sem nenhuma distinção.



No dia 12 de março de 1622, o Papa Gregório XV canonizou Santo Isidoro Lavrador, no mesmo dia em que canonizou Inácio de Loyola, Francisco Xavier, Teresa d’Ávila e Filipe Néri.



Nenhum comentário:

Postar um comentário