quinta-feira, 13 de julho de 2017

SACRAMENTOS EM CABOXANGUE E BEDANDA

Cabuxangue
Em companhia das irmãs Rina Contarin e Marisa Cadamuro das Franciscanas de Cristo Rei, nos dias 08 e 09 de julho, sábado e domingo, Dom Pedro Zilli esteve nas missões de Caboxangue e Bedanda para os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia.
No sábado à tarde, com muita chuva que vinha desde a manhã, dificultando muito a viagem de Bafatá para Caboxangue, Dom Pedro viveu a alegria de conferir o sacramento da Crisma para quatro jovens daquela comunidade eclesial dedicada a “São José Esposo de Maria”. No início da celebração, ele agradeceu aos Freis franciscanos Benício Luis N’Fitcha e Máximo Capina pela boa atividade pastoral que estão a realizar em Caboxangue motivando um bom número de jovens à vida cristã e mesmo à vida consagrada. Agradeceu aos catequistas e toda a comunidade pela animada participação com muita alegria e com um coral “bem afinado”. Agradeceu aos demais freis franciscanos nas pessoas dos Benvenuto Pegoraro, António Tchami e o seminarista Soares Mário Imsumbo pelo bom momento vivido em Caboxangue. 

Cabuxangue
Na homilia, sublinhando a ação do Espirito Santo na vida do cristão que o leva à missionariedade, Dom Pedro disse estar feliz pela graça de crismar quatro irmãos e por ver que a comunidade está a crescer, mas que “fica triste quando pensa que em muitas tabancas ainda não há uma pequena comunidade cristã”. Exortou a todos ao espírito missionário.

Bedanda
No domingo de manhã, Decimo Quarto Domingo do Tempo Comum A, Dom Pedro e Frei e Benício estiveram em Bedanda. Durante a celebração da Missa, 19 jovens receberam o Sacramento do Batismo e da Eucaristia; 02 jovens receberam o Sacramento da Eucaristia e 02 o da Crisma. Dom Pedro agradeceu aos freis e comunidade pelo bom acompanhamento aos jovens que receberam os sacramentos. 

Bedanda
Exortou aos agraciados com os sacramentos e toda comunidade a escutarem profundamente o Evangelho do domingo (Mt. 11,25-30), quando Jesus disse: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos…Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Agradeceu às Franciscanas de Cristo Rei por estarem retomando as atividades na missão depois de um ano de interrupção. Pediu a todos para que assumam com mais coragem suas responsabilidades na condução da vida da comunidade sem “esperar quase tudo das irmãs”.

Bedanda
Tanto em Caboxangue como em Bedanda, Dom Pedro pediu que se rezasse pela Paróquia Santa Isabel de Gabu que, neste domingo, celebrava sua padroeira Santa Isabel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário