segunda-feira, 17 de julho de 2017

DIOCESE DE BAFATÁ: ENCONTRO DO CLERO



Sob a presidência do Dom Pedro Zilli e com a participação de 20 Sacerdotes e um Diácono permanente, nos dias 10 a 12 de julho, segunda a quarta-feira, em Buba, teve lugar o encontro do clero na Diocese de Bafatá. Logo no início, Dom Pedro transmitiu as saudações dos Padres que estão na Itália: Avito, Admir Barreiros, Mutna, Dionisio Ferraro, José Pizzoli…; falou da dedicação da Praça, em Occhiobello, a Pe. Mario Faccioli no dia 17 de junho. Comentou a sua passagem por Lisboa onde encontrou o Movimento Schoenstatt e a FEC.
No encontro pontilhado com a celebração da Santa Missa e momentos de oração e partilha, eis o temas tratados: Dom Pedro falou do “nosso sacerdócio”; Pe. Fábio animou o grupo com a Lectio Divina (Hb. 4, 14-16; 5,1-10); Pe. Domingos da Fonseca aprofundou o tema da vivência do nosso sacerdócio na Igreja e no País da Guiné-Bissau, ressaltando os desafios concretos a serem enfrentados no dia-a-dia.
Relativamente ao nosso sacerdócio, Dom Pedro, citando a 1 Tim. 6,11 e o Documento de Puebla 693, realçou que o Presbítero é “um homem de Deus”. Citou o Papa João Paulo II aos Sacerdotes e Religiosos de Kinshasa, Congo, no dia 11 de maio de 1980, ocasião em que lhes apresentou 10 referências da vida sacerdotal, dizendo que o “sacerdote é Homem de Deus, Homem de Oração, Homem da Cruz, Homem do Amor sem limites, Homem do Evangelho, Homem dos Sacramentos, Homem da Comunidade, Homem da Esperança, Homem de Discernimento, Homem das Vocações”. Pe. Fábio Motta ajudou o grupo a fazer a Lectio Divina em Hb. 4,14-16; 5,1-10, com uma reflexão sobre o “sacerdócio no Antigo Testamento” , no “Novo Testamento”, a “novidade do sacerdócio de Cristo”. Falou do “sacerdócio comum dos fiéis e do sacerdócio ministerial”.

Falando da vivência do sacerdócio na Igreja e no país da Guiné-Bissau, Pe. Domingos da Fonseca sublinhou vários aspetos, dos quais destacamos alguns: estar mais próximos das pessoas, estudar as línguas e culturas locais para nelas encarnar a fé, trabalhar em favor da justiça e da reconciliação, dialogar, ajudar as comunidades à vivência da catequese mais organizada e harmônica. Na tarde da terça-feira, os Padres Lucio Brentegani e Admir Pereira Tamba fizeram o ponto da Escola Agrícola da Diocese de Bafatá, em Buba. Foi dito por alguém dos participantes que “o nascimento da Escola Agrícola é uma bênção de Deus. Um grande grito de esperança e que para tanto, teremos de ser capazes de levá-la à frente com dignidade”. Depois da apresentação, Dom Pedro e todos os participantes foram visitar a Escola, tendo manifestado alegria pelo como as obras e a organização do ano letivo 2017-2018 estão a ser implementados. Na manhã de quarta-feira, uma manhã de passeio no braço de mar próximo à Missão Católica de Buba. No almoço de confraternização, o clero viveu a alegria de contar com os membros da Comunidade Católica Nova Aliança de Gabu, pais e e irmã da Roberta, uma dos membros de tal comunidade.


Lembramos que até 2014, todos os sacerdotes na Diocese de Bafatá faziam parte do Conselho Presbiteral: uma espécie de reunião do Clero. O Estatuto do Conselho Presbiteral, publicado no dia 10 de março de 2014, estabeleceu que representantes do Clero tomariam parte no referido Conselho. De fato, no dia 26-27 de Março de 2014, foi realizada a 32a reunião do Conselho Presbiteral somente com representantes do clero na Diocese e não com todos os sacerdotes, como sempre foi feito desde o início da Diocese, em 2001.

A partir daí, mesmo com todos os sacerdotes presentes em reuniões da Diocese, como oi o caso da reunião do Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado nos dias 6 a 8 de junho, foi sentida a necessidade da reunião do clero na Diocese. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário