domingo, 30 de julho de 2017

JOVENS PORTUGUESES FAZEM MISSÃO EM GABU




De 14 a 28 de julho, 16 jovens, 14 portugueses, 01 guineense e 01 brasileiro, ligados à residência universitária “Montes Claros”, “uma obra corporativa do Opus Dei”, com sede em Lisboa, estiveram em missão na Guiné-Bissau. Foram 14 dias, dos quais, dez transcorridos na Paróquia Santa Isabel de Gabu. Nos primeiros 06 dias da presença na Guiné, esteve também o capelão da Residência Pe. Pedro Boléo -Tomé.

Sob a orientação do Pároco Pe. Daniel Boubane Thiara e do Diretor da Residência, Ricardo Marcelo, em companhia dos jovens da comunidade paroquial, durante a estadia em Gabu, os missionários ajudaram os estudantes no reforço de disciplinas como Português, Matemática, Biologia e Ética. Fizeram serviços de apoio à comunidade: limpeza das ruas, do mercado, reparações de casas e no estudo de como ampliar a Igreja paroquial, etc. 




Os visitantes disseram ter encontrado em toda a comunidade de Gabu “um sorriso muito aberto, pronto para que tivessem o máximo de conforto e de acessos disponíveis”. Realçaram que, apesar do pouco tempo que aí ficaram, foi possível verificar a “marca que deixaram e receberam” na cidade de Gabu. Um membro do grupo disse que todos se sentiram muito animados “pela firme vontade que os intimou a cumprir a sua missão frente a todos os seus irmãos, verificando-se uma simbiose de boa disposição, de fraternidade e de companheirismo entre todos”. 


Na celebração da missa em Gabu, no domingo, dia 23, Dom Pedro agradeceu aos animados missionários. Disse-lhes que é “muito reconfortante ver um grupo de jovens universitários empenhando-se pelo bem dos irmãos de outras terras”. No almoço com eles e Pe. Daniel, foi homenageado com um bolo e o “parabéns a você” pelos 32 anos de Guiné-Bissau completados exatamente no dia 23 de julho.


Na quarta-feira, dia 26, o grupo que retornava a Bissau e a seguir Lisboa, passou na cúria de Bafatá para despedir-se de Dom Pedro e “tomar o café da tarde”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário