domingo, 30 de julho de 2017

JOVENS DE KOUNDARA – GUINÉ-CONACRY – VISITAM GABU

1.    


De sexta-feira a domingo – 28 a 30 de julho – 16 jovens da Paróquia Nossa Senhora da Misericórdia, cidade de Koundara – Guiné-Conacry -, visitaram os jovens da Paróquia Santa Isabel de Gabu. Deste modo, retribuíram a visita que os gabuenses fizeram-lhes no ano passado e renovaram a geminação e a amizade entre ambos.

No domingo, dia 30, Dom Pedro deslocou- se a Gabu para presidir à celebração eucarística e cumprimentar os jovens. Gostou muito do “repertorio” de cantos que os de Koundara apresentaram durante a missa: além do francês, cantaram em Bassari, Kissi, guerzé, koniagui. No final da celebração, ofereceram aos jovens de Gabu uma escultura de Nossa Senhora e um pano com motivos de sua paróquia. Nas palavras proferidas, saudaram Dom Pedro, o pároco Pe. Daniel Boubane Thiara, a comunidade e os jovens. 


Transmitiram a saudação do Pároco de Koundara Pe. Ezekiel M’Rema. Agradeceram os jovens de Gabu pela boa “colaboração” com eles, sublinhando que “apesar das vossas ocupações e fraco meio financeiro, vós estivestes disponíveis em todas as circunstâncias; vós garantistes nossa segurança e alimentação. Que Deus abençoe estes esforços”. Disseram que o final da permanência - em Gabu -  “não quer dizer que nossa relação fique por aí…Ela deverá continuar mais longe fundada na confiança mútua”. Não quiseram terminar a estadia e a mensagem “sem agradecer a Deus por todas as suas maravilhas e dizer muito obrigado ao Pe. Daniel por seu encorajamento, sua assistência e sua disponibilidade”. Pe. Daniel, tomou a palavra para agradecer a presença dos jovens visitantes. Agradeceu o empenho dos jovens de Gabu e da comunidade pelo acolhimento, permitindo aos irmãos de Conacry estarem à vontade. Falou da importância de encontros transfronteiriços que motivam a paz, a boa convivência e a colaboração entre as nações. Dom Pedro agradeceu as duas paróquias pela “feliz e providencial iniciativa”


Nenhum comentário:

Postar um comentário