domingo, 30 de julho de 2017

PARÓQUIA DE PORTUGAL EM MISSÃO NA GUINÉ-BISSAU

1.   


Um grupo de oito jovens missionários portugueses, da paróquia de Nossa Senhora d’Ajuda de Espinho, cidade de Espinho, Diocese do Porto, acompanhado pelo pároco, Padre Artur Pinto, chegou à Guiné no dia 15 de Julho e estará no país até dia 12 de Agosto.
Os missionários vieram com o intuito de colaborar na formação de professores e educadores, no apoio ao hospital e na paróquia Santa Cruz. Os campos de trabalho destes jovens em Portugal são os mais diversos, desde a economia à medicina. Com o lema: aprender a ser menos para que o outro possa ser um pouco mais, o seu grande objetivo é fazer do mundo uma casa para todos.

Estes missionários, durante o ano passado, receberam formação diversificada e foram angariando diversos apoios para ajudar na construção de uma escola do ensino básico e para obter material hospitalar para Buba. Um desses projetos concernia a doação de um microscópio ao hospital da cidade e os fundos para aquisição deste precioso instrumento são fruto dos donativos do pessoal médico e auxiliar do Hospital São Sebastião e dos paroquianos de Espinho. Este projeto é o resultado de uma visita, em novembro do ano passado, de alguns elementos do grupo ao hospital de Buba que verificaram a urgência da aquisição de um instrumento como este, visto que o que estava a ser usado encontrava-se em fracas condições de conservação e ser obsoleto.



A segunda-feira, dia 24, início da missão humanitária e pastoral em Buba, ficou marcada pela presença do D. Pedro Zilli, Bispo da diocese de Bafatá, que deslocou-se a esta comunidade para apadrinhar a iniciativa da paróquia de Espinho. Dom Pedro, Pe. Arthur, os missionários, os padres e irmãs de Buba foram ao hospital e de forma solene, mas com toda a simplicidade, entregaram o microscópio, juntamente com uma cadeira-de-rodas e um “andarilho” trazidos de Bafatá pelo Sr. Bispo, doados pelos Amigos de Tite de Verona, Itália. A alegria do pessoal do hospital foi imensa pela mais-valia que estes donativos acrescentam na melhoria da prestação de cuidados médicos à população de Buba.
A todos o nosso bem-haja e que ações como esta inspirem tantos outros para o bem e desenvolvimento dos povos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário