domingo, 15 de janeiro de 2017

CONSELHO PRESBITERAL REUNIU-SE


Nos dias 11 e 12 de janeiro - Quarta e Quinta-feira – o Conselho Presbiteral da Diocese de Bafatá reuniu-se, na Cúria Diocesana, para a sua 37ª reunião, tendo abordado os seguintes temas: Projeto Pastoral Diocesano e Estrutura Diocesana da Pastoral; Plano de Ação Pastoral da Diocese de Bafatá 2017-2020; Escola profissional agrícola em Buba.
Na tarde do dia 11, Pe. Lucio Brentegani, coordenador do Conselho Caritas da Diocese e Leandro de Oliveira Morilha apresentaram o plano para a construção da Escola Profissional Agrícola em Buba, um Projeto financiado pela UE através da Cooperação Portuguesa. Prevê a construção e gestão de um Liceu privado da Diocese de Bafatá, em Buba, no terreno da Missão Católica. Este Liceu terá formações teóricas e praticas na área de agricultura. A seguir, foi retomada a reflexão, iniciada no Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado de 18-19 de outubro 2016, sobre a revisão do Projeto Pastoral Diocesano e Estrutura Diocesana da Pastoral, promulgados no dia 03 de dezembro de 2005, com validade de 06 anos - dos anos pastorais 2005/06 a 2010/11. Além de propor mudanças no Projeto, o Conselho achou por bem criar a figura do Conselho Permanente de Pastoral, instituição que trabalhou como comissão ad hoc na preparação do referido Secretariado de outubro. Tendo presente que o Plano de Ação Pastoral da Diocese de Bafatá 2014-2017: “Igreja, família evangelizadora”, está no seu último ano: 2016-2017: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At 18,10) (A família cristã missionária), o Conselho iniciou uma reflexão para o Plano de Ação Pastoral 2017-2018; 2018-2019; 2019-2020. O Conselho Permanente de Pastoral se encarregará de levar à frente os trabalhos.
Durante a reunião do Conselho, estiveram em Bafatá, os amigos de Pe. Alberto Zamberletti, PIME, nas pessoas de Pe. Adriano Sandri, Pe. Natale Castelli, Sara Prometti e o casal Eugenio e Giorgia que visitaram a Guiné de 08 a 13 de janeiro. Pe. Adriano e Pe. Natale são dois professores das Ciências de Física, Química e Biologia, que a pedido de Dom José Câmnate implementaram nos últimos 12 anos um laboratório didático dessas ciências no Liceu João XXIII, em Bissau
Na missa da quinta de manhã, dia 12, sob a presidência de Dom Pedro Zilli e concebrada pelos membros do Conselho Presbiteral, Pe. Zamberletti, Pe. Adriano e Pe. Natale, foi colocada uma intenção especial pela alma do Sr. Franco Prometti, um amigo que contribuiu na implantação do laboratório e que faleceu em março do ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário