sábado, 7 de janeiro de 2017

BAFATÁ: ORAÇÃO ECUMÉNICA E INTER-RELIGIOSA PELA PAZ





Seguindo uma tradição, que vem de há anos, na manhã de sábado, dia 07 de janeiro, em frente à Sé Catedral de Bafatá, na praça pública, católicos, evangélicos e muçulmanos viveram mais um momento de oração e reflexão pela paz. 


Nas orações e nas intervenções, foi muito bem sublinhada a Mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial da Paz de 01 de janeiro de 2017: “A não-violência: estilo de uma política para a paz”. Dom Pedro Zilli, nas suas palavras, citou o Papa quando no final da Mensagem, diz: “No ano de 2017, comprometamo-nos, através da oração e da ação, a tornar-nos pessoas que baniram dos seus corações, palavras e gestos a violência, e a construir comunidades não-violentas, que cuidem da casa comum”. 


Depois do canto entoado pela comunidade paroquial de Nossa Senhora da Graça e da leitura bíblica do Livro dos Números 6,22-27, que é proclamada no dia 01 de Janeiro na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, Dom Pedro pediu ao Senhor para que, neste ano 2017, sejamos “promotores da justiça, da reconciliação e do desenvolvimento”. Pediu ao SENHOR que nos abençoe e nos guarde; que o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós; o SENHOR sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz (Cf. Números). 


Católicos, evangélicos e muçulmanos foram unânimes em sublinhar a importância do encontro que é sinal e fundamento da harmonia do diálogo e da vida em família que se vive em Bafatá e em toda a Guiné-Bissau. Exortou-se aos jovens para que cultivem, em seus corações, a paz e deixem a prática da violência como, “infelizmente se tem verificado”. Os participantes desejaram uns aos outros “Feliz Ano Novo”, com o propósito de valorizar sempre mais “todas as ocasiões de promoção da paz”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário