domingo, 30 de outubro de 2016

SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL ALARGADO E JUBILEU DOS CONSAGRADOS



Iniciando na tarde do dia 18 de outubro, terça-feira e continuação no dia 19, quarta-feira, com a presença de 50 participantes, a Diocese de Bafatá realizou, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Bafatá, o seu Secretariado Diocesano de Pastoral Alargado. Na quinta-feira, dia 20, os participantes do Secretariado e mais um bom grupo de consagrados, num total de 75, celebraram o Jubileu dos sacerdotes, Religiosos e Leigos Consagrados.

Na tarde do dia 18, depois do “bem-vindos” aos participantes, sobretudo aos “novatos”, Dom Pedro partilhou um momento de espiritualidade missionária, falando da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, outubro 2016, que tem como lema: “Igreja Missionária, testemunha da Misericórdia”; falou do testemunho dos missionários na Guiné-Bissau; dos 40 anos da Diocese de Bissau e de seu primeiro Sínodo Diocesano; Exortou os participantes à vivência do tema para o Ano Pastoral 2016-2017: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At. 18,10) (A família cristã missionária). Apos a reflexão de Dom Pedro, houve um momento de partilha: falou-se da comunhão vivida na Diocese, evitando-se “ilhas missionárias”; da “consciência missionaria”; da necessidade de a Diocese ter um plano pastoral “organizado, possível, acompanhado” para não se “copiar” coisas feitas em outras comunidades eclesiais. 


Pe. Domingos da Fonseca apresentou propostas de revisão do “Projeto Pastoral Diocesano” e “Estrutura Diocesana de Pastoral”, promulgados no dia 03 de dezembro de 2005, com validade de 06 anos. O Secretariado concordou em continuar a reflexão a seu respeito. O dia foi encerrado com a Santa Missa na Festa de São Lucas e a renovação da Aliança de Amor da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt celebrada em cada dia 18. 


Na quarta-feira, dia 19, apos à celebração da Santa Missa com Laudes, deu-se início à apresentação da programação das 11 Comissões Diocesanas para 2016-2017. Na manhã do dia 20, o Jubileu dos sacerdotes, Religiosos e Leigos Consagrados foi animado com a reflexão das Missionárias da Caridade sobre “a experiência da misericórdia de Deus Pai na vida e na história de Madre Tereza de Calcutá”, momentos de adoração e confissões. Por causa das chuvas que insistiam em continuar a cair, não foi possível passar pela “Porta da Misericórdia” na Sé Catedral. Pela mesma razão, a Santa Missa, presidida por Dom Pedro, foi celebrada na capela da Missão Católica.  

Um grupo dos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário