terça-feira, 4 de outubro de 2016

BISPOS DOS PAÍSES LUSÓFONOS REUNIRAM-SE EM APARECIDA



De 23 a 27 de setembro, estiveram reunidos em Aparecida, Brasil, no XII Encontro de Bispos dos Países Lusófonos, procurando, no dizer do regulamento interno, para «fortalecer a comunhão eclesial e a recíproca complementaridade, promover a cooperação em prol das comunidades e a fidelidade à identidade católica lusófona e criar espaço para aprofundar o conhecimento mútuo entre as Igrejas católicas dos países lusófonos»: de Angola, D. Filomeno Vieira Dias, Arcebispo de Luanda e Presidente da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé (CEAST), e D. António Jaka, Bispo do Caxito e Secretário da CEAST; do Brasil, Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Vice-Presidente da CNBB; D. Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário da CNBB; Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, e P. Deusmar Jesus da Silva, Assessor da CNBB; de Cabo Verde, Cardeal Arlindo Gomes Furtado, Bispo de Santiago; da Guiné Bissau, D. Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá; de Moçambique, D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai, em representação da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM); de Portugal, Cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), P. Manuel Barbosa, Secretário da CEP, e Dr. Jorge Líbano Monteiro, Presidente da Fundação Fé e Cooperação (FEC); de S. Tomé e Príncipe, D. Manuel António dos Santos, Bispo de S. Tomé e Príncipe.


Os participantes manifestaram “preocupação pela instável situação social, política e económica em quase todos os países, com consequências na vida dos cidadãos, famílias e instituições”. O Comunicado Final do evento sublinhou a necessidade de “diálogo com as instâncias políticas e governamentais”, procurando defender “os valores essenciais ligados à vida humana e ao bem comum, à democracia e aos direitos humanos”. Os bispos condenaram “situações de corrupção, de exploração dos mais pobres, do tráfico de seres humanos”. Apelaram à “cooperação, intercolaboração e solidariedade” entre as Igrejas dos países lusófonos, tendo em vista a “busca comum da paz e da tolerância, da segurança e do bem-estar”.
Os trabalhos analisaram dois textos do Papa Francisco, a começar pela encíclica ‘Laudato Si’, vista como “uma reflexão inovadora e uma mais-valia para a plena compreensão da ecologia”. Os participantes realçaram a “urgência” de inserir esta temática na “iniciação cristã e formação contínua”.
Outro documento pontifício em debate foi a Exortação Apostólica pós-sinodal ‘Amoris Laetitia’, sobre o matrimónio e a família. Os bispos assumiram o objetivo de “propor o Evangelho da família e a pastoral do vínculo” face a outros “modos e conceitos de família” e como resposta a “uma cultura de descarte e de um mundo em desagregação”.
Outras prioridades na ação da Igreja Católica passam por “acolher, preparar e acompanhar as famílias” e, em casos específicos, “atender mais a problemas como a poligamia e os casamentos com disparidade de culto” nos países de língua portuguesa.
O Comunicado Final concluiu-se com uma evocação de “relevantes acontecimentos jubilares” que vão decorrer em 2017: a celebração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil; o Centenário das Aparições em Fátima; a comemoração de 150 anos de presença dos Missionários Espiritanos em Angola e Portugal; a celebração dos 40 anos da Diocese de Bissau, com a realização do seu primeiro sínodo diocesano.  
Ao final de uns dias tão bonitos sob e Manto de Nossa Senhora, os Bispos fizeram a seguinte prece: “Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no seu poder e bondade, interceda por todos os nossos países e nos ajude a viver na misericórdia de Deus”
O 13.º Encontro de Bispos dos Países Lusófonos vai decorrer na Praia, Cabo Verde, de 27 a 29 de abril de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário