segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CATEQUISTAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO



Sob o tema “catequistas em missão” e  coordenação do Pe. Lucio Brentegani, de 08 a 11 de setembro, quinta-feira a domingo, um bom grupo de catequistas do Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá, reuniu-se em Contuboel para uma formação visando preparar-se para o Ano Pastoral 2016-2017, prestes a iniciar.
Na quinta-feira de manhã, Pe. Fabio Motta, coordenador da comissão diocesana de catequese, comentou com os participantes, o Discurso do Papa Francisco aos catequistas vindos a Roma em peregrinação por ocasião do Ano da Fé e do Congresso Internacional da Catequese, na sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013. Pe. Fabio sublinhou 03 pontos do Discurso do Papa: 1. Cultivar a familiaridade com Jesus; 2. Imitar Jesus; 3. Não ter medo de ir com ele para as periferias. Nas suas palavras, Pe. Fabio pediu um “mínimo” aos catequistas, constituído por 03 horas semanais: 01 horas de adoração; 01 horas de preparação para a catequese; 01 horas de catequese. Ainda na quinta-feira, Dom Pedro Zilli falou da Igreja missionaria, em “saída”: na História e no Papa Frâncico; na sexta-feira, Pe. José Pizzoli falou de catequistas colaboradores na missão da Igreja; no sábado, Pe. Alberto Gomes falou anuncio inculturado. Porque? Como?
No domingo, dia 11, após à Santa Missa presidida por Dom Pedro, os catequistas fizeram uma avaliação de como correu a formação. Disseram que o encontro foi muito rico e que fortificou a fé para a vivência do seguimento de Jesus e para a transmissão da sua mensagem; que é preciso ter coragem de evangelizar; que os sacramentos sejam fruto de uma catequese mais aprofundada; que o anúncio seja inculturado. Os catequistas falaram da necessidade de se conhecer os catequizandos; que se dê atenção ao tempo e ao conteúdo da catequese; que se evite um número exagerado de catequizandos na sala; pediram formação bíblica; que se trace um caminho – itinerário – para a catequese e que haja encontros de formação para os diversos níveis de catequese, promovendo o conhecimento dos catecismos em kriol já existentes. Realçaram que os catequistas, apesar de todos os limites e condicionamentos, estejam sempre mais inseridos no Mistério de Cristo.
Dom Pedro, depois de ouvir os catequistas, exortou-os a cultivarem a fé em Cristo, pedindo que, em cada paróquia e missão, sejam incrementados momentos de oração e formação especificamente para eles. Recordou-lhes as palavras do Papa Francisco no Discurso citado: “cultivar a familiaridade com Jesus”. Pediu que sejam seguidos os programas e subsídios assumidos nas duas dioceses para a catequese e que se tenha em conta o lema do Ano Pastoral 2016-2017 da Diocese: “Tenho um povo numeroso nesta cidade” (At. 18,10). A família cristã missionária.

Dom Pedro e os catequistas agradeceram o Pe. Lucio e as Irmãs de Contuboel pelo bom e paciente acompanhamento ao grupo. Agradeceram todos os que contribuíram pelo bom êxito do encontro, com a uma menção especial às paróquias pelo empenho e o investimento na catequese. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário