quinta-feira, 3 de março de 2016

SEGUNDA ASSEMBLÉIA PLENÁRIA DA RECOWA/CERAO


De 22 a 29 de fevereiro 2016, os Bispos da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (RECOWA-CERAO), realizaram em Accra, no Ghana, sua Segunda Assembleia Plenária Ordinária, com o seguinte Tema: “A Nova Evangelização e os desafios específicos da Igreja, Família de Deus, na África do Oeste: reconciliação, desenvolvimento e família”. Provenientes de 16 países, Cardeais, Arcebispos e Bispos, eram 150. A Guiné Bissau marcou presença com Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli.
Durante os trabalhos, os bispos refletiram especificamente sobre os temas da reconciliação, do desenvolvimento e da família; as partilhas permitiram evidenciar pontos que suscitam nos pastores, preocupações diante das várias situações que a Região Ocidental Africana se depara:
· A crescente insegurança, em particular os ataques terroristas que atingiram alguns de nossos países tais como a Nigéria, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, os Camarões e o Tchad.
·    As perseguições perpetuadas contra os cristãos,
·    Os fenômenos migratórios que arrastam um número importante de jovens africanos rumo a horizontes incertos, não raramente com perigo de suas vidas,
·   As tensões políticas provocadas pelas manipulações das Constituições e dos processos eleitorais julgados inadequados e injustos em certos países,
·    A má governação, a corrupção, as injustiças sociais e seus corolários,
·  O não respeito da liberdade religiosa e a imposição pelo Estado de uma religião a todos os cidadãos.



Desafios a sublinhar
Sublinharam igualmente os grandes desafios a serem realçados nas diversas esferas pastorais:
·   A família afetada pelas perturbações de toda sorte, em particular a união homossexual, a legislação forçada do aborto, etc,
·   O diálogo inter-religioso, a formação dos fieis cristãos,
·   O sincretismo religioso e também a deserção de fieis para os novos grupos e movimentos religiosos,
·    A exploração comercial da religião,
·   O desemprego dos jovens, o empobrecimento das populações.



Exortações e apelos
Diante destes desafios, os bispos exortaram os fiéis católicos a perseverarem na fé e a serem mais coerentes no seu ser e no exercício de suas responsabilidades. Convidaram todos os atores da evangelização a redobrar o ardor nas suas missões respectivas.
Apelaram aos homens políticos a promover a boa governação e a equidade na gestão do bem comum, a respeitarem os direitos humanos e a rejeitarem a cultura da morte. Por outro lado, no espírito do Ano da Misericórdia e da Reconciliação, os bispos os exortaram a colocar atos fortes de pacificação e de clemência.
Lançaram apelo às famílias para que redescubram a sua vocação tal como Deus quis na união do homem e da mulher como também à abertura à paternidade e à maternidade responsáveis. Encorajamentos as mulheres a viverem sua vocação de mães e educadoras. Além disso, as convidamos a resistir ativamente à “cultura da morte” veiculadas pelas ideologias modernas da “saúde reprodutiva”. Deste modo, elas contribuirão para a construção de uma sociedade onde reinam a tolerância, o diálogo e a aceitação do outro.
Exortaram os jovens a não perderem a esperança, mas a crerem na possibilidade de conseguirem algo de bom na vida e de realizar seu bem no continente africano.
Reiteraram nossa viva compaixão às famílias enlutadas pelos ataques terroristas, às comunidades cristãs perseguidas como também aos países atingidos por estes atos bárbaros.
Às vésperas da eleição presidencial, encorajaram todos os atores políticos como também o povo ganense a preservar as aquisições democráticas de seu país para consolidar a paz.


Renovação dos encargos
Ao termino dos trabalhos, foram  renovadas e instancias da Conferência. Foram eleitos;
Presidente: Sua Excelência IGNATIUS AYEW KAIGAMA, Arcebispo de Djoss (Nigéria)
1º Vice-Presidente: Sua Excelência JOSE CAMNATE NA BISSIGN, Bispo de Bissau (Guiné Bissau)
2º Vice Presidente: Sua Excelência ALEXI TOUABLY YOULO, Bispo de  Agboville (Costa do Marfim)

Secretário Geral: O Reverendíssimo Pe. Joseph AKA (Costa do Marfim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário