quarta-feira, 16 de março de 2016

FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHEL REUNIU-SE


De 07 a 10 de março de 2016, segunda a quinta-feira, teve lugar em Dakar, capital do Senegal, a 34ª Sessão Ordinária do Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel.
A cerimónia de abertura contou com a presença do Arcebispo de Dakar e Presidente da Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné Bissau, Dom Benjamin NDIAYE. Participaram da cerimónia de abertura e dos trabalhos durante a semana, Pe. Leonardo DI MAURI, Delegado da Conferência Episcopal Italiana acompanhado pelo Sr. Alessandro POLITANA; Dr. Michael ALTMAIER Delegado da Conferência Episcopal Alemã; Mons. Giampietro Dal TOSO, Secretário do Cor Unum e representante da Santa Sé;
O Conselho de Administração introduziu seus trabalhos com dia de retiro a partir da « Laudato Si » do Papa Francisco. O retiro foi orientado pelo Pe. Raphaël NDIAYE da Diocese de Kaolack, Senegal.
Durante os trabalhos, os participantes refletiram, entre outras coisas, sobre a seca com chuvas mal repartidas ; as boas colheitas do ano na maior da parte dos 09 países ; as crises politicas ; as crises sociais com um número sempre maior de jovens diplomados desempregados que tomam o caminho da migração;
O aumento do extremismo nos países sahelianos e a fragilidade da coesão social ; a intolerância religiosa ;
Os bispos administradores sentiram-se reconfortados pelo fato de o Papa Francisco ter sublinhado a importância da Fundação João Paulo II para o Sahel que é, para os 09 países que compõem, um sinal evidente da « caridade do Papa ». Neste sentido, a Fundação continua sua missão de vir ao encontro dos povos do Sahel, financiando projetos que aliviem o sofrimento destes mesmos povos e lhes faça compreender que não estão abandonados à sua própria sorte.

Participaram da reunião os bispos administradores dos 9 países Membros da Fundação: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gambia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal. D. Pedro Zilli representou a Igreja da Guiné-Bissau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário