quarta-feira, 16 de março de 2016

SALMUS RESPONSORIAIS EM KRIOL, ANO C DA LITURGIA, LANCAMENTO

Pe. Paulo, Dom José Câmnate, Dom Pedro e Juca da gravadora
No sábado passado, dia 12 de março 2016, no Liceu João XXIII, em Bissau, o Pe. Paulo de Pina Araújo da Diocese de Bafatá, fez o lançamento dos Salmos Responsoriais em kriol, Ano C da Liturgia, para todos os domingos do Ano e algumas Solenidades.
O Pe. Francisco de Macedo (OFM), de feliz memória, em 1987, teve a generosa iniciativa de musicar os Salmos em kriol para a liturgia, com os poucos meios tecnicos que ele tinha à disposição, mostrando assim, um grande espirito missionário e desejo de louvar o Senhor. Pe. Paulo, agora com muitos mais meios técnicos, retomando os trabalhos do Pe. Macedo, mostra igualmente espirito missionário e desejo de louvar o Senhor.


Dom Pedro Zilli comunicou aos presentes que uma boa parte do dinheiro para a impressão dos textos e dos CDs veio das Dioceses do Estado do Paraná, Brasil, fruto de uma campanha entre as crianças da catequese “e que ele e Dom José Câmnate decidiram criar um fundo exatamente para elaboração de subsídios”. Nas intervenções dos participantes, entre os outros aspectos, foi sublinhado que as músicas dos Salmos cantados na liturgia não são apreciadas somente pelos católicos. “Também os irmãos de outras igrejas cristãs e mesmo muçulmanos gostam delas”. 

Frei Carlos Tamba OFM, Pe. Antonio Imbombo, Dom Pedro,, Juca e Pe. Paulo de Pina
Todos os presentes manifestaram um grande contentamento pela iniciativa do Pe. Paulo em “retomar os trabalhos do Pe. Macedo”. Alguém augurou que “outras iniciativas como estas sejam levadas à frente”. Os presentes demonstraram toda a sua alegria por ver um “jovem guineense seguir o exemplo dos missionários no serviço à Igreja da Guiné Bissau”. Dom José Câmante diz ter ficado muito feliz pelo fato de, na intervenções dos presentes, “os nomes do Pe. Macedo, Pe. Leopoldo Pastori e outros missionários terem sido lembrados”, realçando que a “nossa jovem Igreja recebeu e continua a receber um lindo legado de irmãos de outras Igrejas e que deve fazê-lo frutificar”. Exortou os presentes a estarem convencidos de que “cada um de nós é um dom para a família, para Igreja e para a sociedade”.

Dom José, Dom Pedro, Pe. Paulo e músicos
O Frei Frei Victor Luís Quematcha, OFM, Custódio na Guiné Bissau, na sua mensagem de 12 de março, a D. José Câmnate, a D. Pedro Zilli, ao Padre Paulo de Pina e aos irmãos e irmãs em Cristo, a um certo ponto escreve: “na qualidade de Custódio dos frades da Guiné, permitam-me dizer uma palavra de apreço e de agradecimento ao nosso irmão no sacerdócio Padre Paulo de Pina. Obrigado, Padre Paulo, por teres sonhado e realizado esse sonho que parecida mesmo um sonho. Obrigado…Que o Padre Macedo, lá do alto, implore a bênção de Deus sobre ti”

Na carta de apresentação dos referidos Salmus, datada de 08 de dezembro 2015, Dom José e Dom Pedro disseram: “Em nome das Comissões de Liturgia e das comunidades das duas dioceses, agradecemos o Pe. Paulo e seus colaboradores. Desde já, os encorajamos a levar a termo o trabalho iniciado, publicando os Salmus dos Anos A e B da Liturgia dominical e Solenidades”. 

Participantes no Lançamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário