quarta-feira, 23 de março de 2016

AMIGOS DA UASP VISITAM A GUINÉ BISSAU

Na Catedral de Bafatá
De 18 a 25 de março, 12 amigos da UASP (União das Associações  dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses) estão na Guiné Bissau. O grupo, coordenado pelo Sr. António Agostinho, iniciou a sua visita por Bafatá com a finalidade de conhecer a realidade local e perceber as necessidades fundamentais da população, com especial cuidado à comunidade católica no âmbito da saúde, educação e da solidariedade. 

Na Catedral de Pe. Alberto Gomes, Dom Pedro, Pe. Admir, Pe. Artur
Do grupo faz parte o Pe. Artur Oliveira que, em 1974 prestou assistência religiosa como capelão militar na Guine Bissau. Pe. Artur diz “guardar fortes emoções ao revisitar locais que lhe são familiares”. No grupo há também o Sr. Timóteo que foi polícia aérea de 1971 a 1973 em Bissau. No sábado, dia 19, depois de participar na celebração da Solenidade de São José, Esposo de Maria, presidida por Dom Pedro Zilli, na Se Catedral de Bafatá, os amigos em companhia de Dom Pedro, se descolocaram para o Sul com o intuito de visitar o Saltinho e as missões de Quebo e Buba. 

Na Igreja Santa Cruz de Buba
No domingo de Ramos, participaram da Missa de Ramos, presidida por Dom Pedro na Se Catedral de Bafatá e à tarde, depois do almoço, seguiram para Bissau, onde terão encontro com Dom José Câmnate, Bispo de Bissau e outras realidades da Diocese. Durante a semana, irão para as Ilhas Bijagós.

Dom Pedro Zilli e todos, por onde os amigos passaram, ficaram muito agradecidos pela visita e pelas ofertas que trouxeram para a Cúria de Bafatá e para a formação dos seminaristas. Vale ressaltar que de 08 a 11 de janeiro o passado, 19 amigos da UASP estiveram em Bafatá e mais uns dias em Bissau. A visita de janeiro que já contou com o Pe. Artur Oliveira, contou também com o Pe. Luciano Guerra, que foi Reitor do Santuário de Fátima durante 35 anos, e o P. Manuel Armindo Pereira Janeiro, Presidente da UASP. 
Os consagrados Claudinei e Fabiana, da Comunidade Católica Nova Aliança de Gabu, deram um grande contributo no acolhimento da UASP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário