domingo, 5 de julho de 2015

SACERDOTES NA DIOCESE DE BAFATÁ REUNIRAM-SE: APRESENTA-SE A ENCICLICA LAUDATO SI


 
Na Catedral de Bafatá com D.Sergio, Pe.Fabio, D.Pedro, clero na Diocese, seminaristas, irmãs e comunidade 
Nos dias 24 e 25 de junho, quarta e quinta-feira, na cúria diocesana, realizou-se a 1ª reunião do Clero na Diocese de Bafatá, desde que  foi criada em 2001. Na reunião, o clero teve a felicidade de contar com as amáveis presenças do Dom Sergio Braschi, Bispo de Ponta Grossa, Paraná, Brasil e Pe. Fabio Sejanoski, também ele de Ponta Grossa. Eles chegaram na Guiné na manhã do dia 24 de junho, com previsão de permanência no País até o dia 02 de julho. Eles vieram, em nome das 18 arquidioceses e dioceses do Paraná, para visitar a Diocese de Bafatá, com especial atenção a Quebo e seus missionários: Diac. Pedro e Salete Lang. Dom Sergio presidiu a Santa Missa do dia 25 de Junho e, durante a reunião,  juntamente com Pe. Fabio, apresentou o caminho da Igreja no Brasil, seus desafios, suas perspectivas, como também o empenho do Paraná em Quebo. Frei Armando Cossa, OFM, ajudou o grupo no aprofundamento do tema do aborto e acesso ao Sacramento da Penitência, penitenciários, desafios pastorais,…; Pe. José Pizzoli, Ecônomo da Diocese, apresentou uma proposta de formulário para o Relatório Pastoral e Econômico anual das Paróquias e Missões da Diocese.


De forma solene, a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco foi apresentada aos sacerdotes e a várias autoridades de Bafatá, entres as quais, o Sr. Governador da Região de  Bafatá, Abdú Sambu, Dr. Jorge João Pedro Gomes, Delegado do Ministério Público da Região de Bafatá, Professor Silvano Choco Cinho, Diretor Regional da Educação, Pastor Fred da Igreja Batista,  representante da FEC, Radio Sol Mansi, Rádio Comunitária de Bafatá e outros. Todos receberam um exemplar da Encíclica.

Dom Sergio entrega Encíclica a Pe.Augusto
Dom Pedro Zilli agradeceu as presenças de todos na reunião, de modo especial, Dom Sergio e Pe. Fabio, Diácono Pedro Lang e sua  esposa Salete. Agradeceu igualmente, as autoridades que participaram na apresentação da Encíclica.


Note-se que o Conselho Presbiteral, desde a  sua 1ª reunião, no dia 17 de janeiro de 2002, à 31ª, realizada nos dias 20 e 21 de novembro de 2013, contava com a participação de todos os sacerdotes presentes na Diocese. Isto fazia com que não se sentisse a necessidade de uma reunião do clero, pois todos os sacerdotes faziam parte de tal Conselho. Na referida reunião de novembro 2013, decidiu-se pela nova configuração do Conselho Presbiteral, com 07 membros. A partir daí, encontrou-se esta nova forma de reunir o todo o clero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário