sexta-feira, 24 de julho de 2015

C.I.A.M ORGANIZA FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA DIRETORES DIOCESANOS DAS POM




Organizado pelo C.I.A.M (Centro Internacional de Animação Missionária),cujo Diretor  é padre Vito Del Prete (PIME), realizou-se em Roma, de 06 a 16 de julho, um curso de formação destinado aos Diretores Diocesanos da POM (Pontifícias Obras Missionárias) dos países de língua portuguesa. Vinte e sete foram os participantes: 3 de Angola, 3 de Moçambique, 6 do Brasil, 4 do Timor Leste, 8 de Portugal e 3 de Guiné-Bissau, nas pessoas do Pe.Giuseppe Giordano, Diretor Nacional, Pe.Franco Beati, Diretor Diocesano de Bissau e Pe.Maio da Silva, Diretor Diocesano de Bafatá.
O encontro teve a finalidade de oferecer aos participantes  momentos de convívio, partilha e formação missionária, para contribuírem com mais  eficiência no trabalho de cooperação missionária que lhes foi confiado pelo bispo, em suas dioceses. 

Participantes do encontro 
A formação decorreu no C.I.A.M, onde foram abordados vários temas, entre os quais: A Missão ad Gentes do Vaticano II à Evangelii Gaudium; Espiritualidade missionária; Pontifícia Obra da Propagação da Fé; Pontifícia Obra da Infância Missionária;  os territórios de missão; Pontifícia Obra de São Pedro Apostolo; Pontifícias Obras Missionarias; Missão e Diálogo num mundo multicultural e plurirreligioso;  Cooperação Missionaria; interpelações atuais da missão animação e formação missionaria; fundamentos bíblicos da missão; dimensão missionária das Igrejas locais; figura do Diretor Diocesano; a vocação missionaria. Tudo isto acompanhado por momentos dos trabalhos em grupos e partilhas.
Houve também, momentos particulares e marcantes como a peregrinação a Assis, visitando a Basílica de S.Francisco de Assis, o seu tumulo, o quarto onde vivia e o lugar onde morreu, a Basílica de Santa Clara e igualmente o seu tumulo e a cruz que falou para Francisco na Igreja de São Damião: “Vai e reconstrói a minha igreja que está a cair”.
Outro momento marcante foi a celebração eucarística na Basílica de São João  do Latrão e a visita à capela da Santa Escada. Salienta-se de que a Santa Escada é a escada onde Jesus subiu para o julgamento e que foi levada para Roma em 326 pela Santa Helena, mãe de Constantino. 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif



https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário