sexta-feira, 26 de junho de 2015

ENTRONIZAÇÃO DO BEATO PAULO VI, PADROEIRO DA MISSÃO CATÓLICA DE QUEBO



No domingo, dia 14 de junho, Dom Pedro Zilli celebrou a Santa Missa em Quebo, durante a qual, ele entronizou o Beato Paulo VI, padroeiro daquela Missão Católica. Durante a celebração, Dom Pedro explicou aos presentes,  os motivos da escolha de Paulo VI para padroeiro  da comunidade: Ele foi o primeiro Papa a visitar o continente africano, em Kampala, Uganda, nos dia 31 de Julho a 2 de Agosto de 1969. Uma visita  que pode ser considerada uma pedra miliária fundamental nas relações com o episcopado africano. No mesmo dia da sua chegada a Kampala, inaugurou o Simpósio das Conferências Episcopais da África e  Madagáscar (Secam) e pronunciou o seu discurso memorável aos bispos da África, no qual, entre outras coisas, declarou: «Vós, africanos, já sois os missionários de vós mesmos. A Igreja de Cristo está deveras enraizada nesta terra bendita». Continuou dizendo que, em relação à adaptação do Evangelho e da Igreja à cultura africana, uma vez que a fé é genuinamente católica e inalterada, «vós podeis e deveis ter um cristianismo africano».

Dom Pedro salientou que, em julho de 1970, o Papa Paulo VI se encontrou no Vaticano com os líderes dos movimentos de libertação de Angola, Agostinho Neto, de Cabo Verde e Guiné-Bissau, Amílcar Cabral, e de Moçambique, Marcelino dos Santos. A reunião histórica foi um passo bastante importante nos processos de independência.
Dom Pedro partilhou com os presentes, o grande acontecimento da canonização, pelo Papa Paulo VI,  dos mártires de Uganda, a 18 de Outubro de 1964. Estas testemunhas de Cristo eram todos leigos; alguns deles até catecúmenos que receberam o batismo de Carlos Lwanga, pouco antes do martírio. Alguns dirigiam a primeira comunidade cristã. Nascia com eles a tradição dos "catequistas", considerados na altura como auxiliares dos sacerdotes, especialmente em zonas remotas.


Dom Pedro disse à comunidade que um motivo importante para a escolha do Beato Paulo VI para Padroeiro de Quebo,  foi o fato de, no domingo dia 19 de outubro 2014, os missionários brasileiros do Paraná, nas pessoas dos Diáconos Pedro Avelino Lang, Metódio Retexin e o Leigo Odaril José da Rosa, terem sido apresentados à Comunidade Católica daquela cidade. Naquele dia,  comemorava-se vários acontecimentos: a Beatificação do Papa Paulo VI, no Dia Mundial das Missões, Encerramento do Sínodo da Família em Roma, Apresentação do Plano Diocesano de Bafatá para os anos 2014 a 2017 e o lançamento da Pastoral do Dízimo na Igreja da Guiné Bissau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário