sexta-feira, 26 de junho de 2015

BAFATÁ FESTEJA ORDENAÇÃO SACERDOTAL



No sábado, dia 13 de junho, memória do Santo Antonio, a Diocese de Bafatá, a Igreja da Guiné-Bissau, familiares e amigos viveram a alegria da ordenação sacerdotal do Pe. Dingana Siga pela imposição das mãos de Dom Pedro Zilli.
Alem da comunidade local, um bom grupo de sacerdotes, consagrados e consagradas, parentes e amigos,  a celebração contou com as presenças das senhoras Rosana Aparecida da Silva e Necas Ribeiro do Movimento Schoenstatt, vindas de Lisboa, que aproveitaram da ocasião para encontrar o Movimento em Bafatá. A celebração contou igualmente com as presenças da Sra. Jamila Gomes, Administradora do  Setor de Bafatá e do Pastor Fred da Igreja Batista.
Assinatura da Ata de ordenação
Tomando o lema que Pe. Dingana escolheu para sua vida sacerdotal, “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo e eu vos aliviarei”(Mt. 11,28), Dom Pedro sublinhou que “especialmente, as pessoas mais simples entendem o sentido mais profundo daquilo que o sacerdote se torna com a ordenação sacerdotal. A pessoa é consagrada e recebe uma missão de Deus e da Igreja; recebe uma grande missão”. Recordou a todos que a celebração estava a decorrer no dia 13 de junho, dia e Santo Antonio que, “no fundo do seu coração, aspirava ao martírio e queria trabalhar na missões entre os muçulmanos…e é honrado com o titulo de ‘Doutor evangélico’”. 

Comunhão para Necas
Salientou que no dia anterior, Sexta-feira, dia 12, a Igreja havia celebrado a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia em que se reza pela santificação dos sacerdotes. Acrescentou que neste dia 12, o Papa Francisco conduziu a meditação ““Transformados pelo amor e para o amor“” no 3º Retiro Mundial de Sacerdotes, organizado pelo Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e pela Fraternidade Católica (Catholic Fraternity). Dando bem-vindas às Rosana e Necas, Dom Pedro citou uma frase do  fundador do Movimento de Schoenstatt, Pe. José Kentenich: “Se alguém mais tarde quiser pintar meu retrato, deverá representar-me com o ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo”.

Pe.Dingana e seus pais
Por fim, invocando a proteção de Maria, agradeceu o Pe. Dingana, seus familiares, todos aqueles que se ocuparam da sua formação e todos aqueles que rezam pelas vocações, enfatizando que “na Paroquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá, rezam pelas vocações todos os dias”.

Necas e Rosana sendo homenageadas




Nenhum comentário:

Postar um comentário