sábado, 13 de junho de 2015

CATEQUISTAS GUINEENSES CELEBRAM SEU DIA


Catequistas em Bafatá
No sábado, dia 07 de Junho 2008, a Igreja da Guiné-Bissau comemorou, pela primeira vez, o “dia do catequista guineense”. São Carlos Lwanga, cuja festa ocorre no dia 03 de junho, foi adotado como seu padroeiro. Previa-se reunir o maior numero possível de catequistas para um dia de festa, onde eles pudessem perceber que não estão sozinhos nesta nobre tarefa da catequese; dizer-lhes obrigado por tudo aquilo que gratuita e generosamente fazem na evangelização, apresentar-lhes o testemunho de São Carlos Lwanga que, por Cristo, foi martirizado. Para este ano 2015, as Comissões de Catequese de Bissau e Bafatá decidiram organizar o “Dia do Catequista” nos Setores Pastorais, com  o seguinte tema: Kal ki figura/perfil di un catequista pa nobu ivangelizason?”(Qual figura/perfil de um catequista para a nova evangelização?).


Na Diocese de Bafatá, a celebração tornou-se uma  oportunidade para organizar um pequeno curso de formação para melhorar o serviço catequético nas paróquias e missões.
Nos dias 5 a 7 de Junho, sexta a domingo,  na cúria diocesana de Bafatá, para o Setor Leste e na Paróquia Santa Cruz de Buba, para o Setor Sul, participaram 3 representantes de cada paróquia ou missão, a maioria sendo catequistas com alguns anos de experiência no terreno. Em Buba reuniram-se 20 catequistas enquanto que em Bafatá reuniram-se 12.
Com os padres Fábio Motta, Paulo de Pina Araújo e Admir Cristiano Barreiro, responsáveis da comissão diocesana de catequese,  foram abordados os artigos do “Diretório Catequético ad experimentum sobre a Iniciação Cristã dos adultos”, procurando fazer o ponto da situação da sua efetiva implementação nas comunidades. A partir da figura de São Carlos Lwanga e do referido Diretório Catequético, os catequistas foram ajudados a refletir sobre o “perfil do catequista”.

Na Capela da Missão de Bafatá
O momento mais marcante do encontro foi a celebração da Missa no dia 6 de Junho presidida por Dom Pedro Carlos Zilli, em Bafatá, e pelo Vigário Geral Pe Domingos da Fonseca, em Buba. Ambos encorajaram os participantes a viver a missão do anúncio como o primeiro e mais alto ato de caridade. Incentivaram os catequistas a viveram a santidade de São Carlos Lwanga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário