quarta-feira, 3 de junho de 2015

CATIÓ CELEBRA SACRAMENTOS


De 29 a 31 de maio, sexta a domingo, Dom Pedro Zilli esteve em Catió para a celebração dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. Na sexta à noite e sábado, de manhã, Pe. Fabio Motta orientou um retiro aos 11 jovens crismandos. Na conclusão, Dom Pedro, Pe. Maurizio Fioravanti, Pe. Roberto Spaggiari e Pe. Fabio atenderam os jovens em confissão. Na visita de Dom Pedro e Pe. Maurizio, no sábado à tarde, à tabanca de Quibil, foi vivido um  muito intenso de catequese com a presença radiante do Sr. Pam Djata, que no domingo recebeu os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

No domingo, dia 31, Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Pedro batizou um menino de nome Siuna; Batizou, crismou e deu a Primeira Comunhão ao Sr. Pam Djata, de 83 anos de idade: nasceu em 1932. 
Pe. Fabio, Dom Pedro, Pam Djata, Pe. Maurizio, Pe. Roberto
Dom Pedro disse-lhe que estava muito feliz pela graça de ministrar-lhe os sacramentos: “era como se fosse para seu pai”. Recordou aos presentes que o PIME chegou em Catió em 1948 e que, portanto, já lá vão 67 anos de Missão naquela terra. PAM já estava com 16 anos. Isto para dizer a evangelização leva tempo e que as pessoas  têm seu “hoje” do encontro com Deus. 

Pam Djata e Siuna


Dom Pedro ministrou o Sacramento do Crisma aos 11 jovens que participaram do retiro na sexta e no sábado e que haviam feito um bom itinerário de catequese crismal. No momento da crisma, cada um deles entregou a Dom Pedro, uma carta,  salientando que  para serem fieis ao caminho cristão, “precisam alimentar a fé”. Para tanto, todos assumiram o propósito de participar na missa dominical e mesmo semanal, frequentar o Sacramento da Confissão, ler  e meditar  a  Palavra de Deus; querem ser catequistas, Leitores, Acólitos, grupo coral e outros serviços na Igreja. A comunidade muçulmana de Catió participou da festa oferecendo uma cabra e tomando parte do almoço no domingo: lindo gesto de diálogo inter-religioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário