domingo, 1 de fevereiro de 2015

VIDA CONSAGRADA NA GUINÉ-BISSAU EM FESTA



Dentro da programação para a vivência do Ano da Vida Consagrada, de 28 a 31 de janeiro (quarta-feira a sábado), os consagrados e consagradas da Guiné-Bissau reuniram-se na Curia Diocesana de Bissau. Sob o lema do Ano da Vida Consagrada, “Vida consagrada na Igreja de hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”, o encontro propôs-se o seguinte: “Motivar os religiosos/as e membros das sociedades de Vida Apostólica a continuarem  a celebrar este ano dedicado á Vida Consagrada e a comprometerem-se na renovação pessoal e comunitária para serem testemunhas da alegria e esperança”. 


Durante o encontro, foram tratados os temas: “Situação sócio política,  econômica e religiosa”, por Dr. Delfim da Silva; “Vida consagrada na Igreja de hoje: Evangelho, Profecia e Esperança”, por Pe. Celso Corbioli. Na Sessão de Abertura, na quarta-feira, Dom Pedro Zilli, encarregado da Vida Consagrada na Guiné-Bissau, recordou aos participantes que “o Ano 2015 está a ser marcado por grandes momentos eclesiais: os 50 Anos da conclusão do Concilio Vaticano II, o Ano da Vida Consagrada, o Sínodo da Família, os 25 anos da visita do Papa João Paulo II à Guiné-Bissau”. Disse seu “muito obrigado a todos os consagrados e consagradas na Guiné-Bissau pelo testemunho de amor a Deus e aos irmãos, demonstrado no correr dos anos”.  


No sábado, 31, no encerramento do encontro, na Missa concelebrada por Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de  Bissau e   vários sacerdotes, Dom Pedro citou a Carta Apostólica, de 21 de novembro de 2014, do Papa Francisco, “às pessoas consagradas para proclamação do Ano da Vida Consagrada”, nos seus objetivos: olhar com gratidão o passado;  viver com paixão o presente;  abraçar com esperança o futuro.  Refletindo com os consagrados e consagradas o Evangelho da “Festa da Apresentação do Senhor” (Lc. 2,22-40),  sublinhou que “como para Jesus, também a nossa vida deve ser oferecida a Deus e ao seu serviço. 


Lembremo-nos que somos consagrados a Deus para a missão”; Recordou a perseverança na fé  de Maria e José, Simeão e Ana: citando Raniero Cantalamessa, sublinhou que  “o nunc dimittis não deve ser vivido somente na hora da nossa morte ou no momento de deixar o trabalho para ir para o descanso. Já agora, devemos viver e trabalhar com este espirito, fazendo as coisas grandes ou pequenas com toda tranquilidade, vivendo com a mesma serenidade e paz de Simeão”. Por fim, citou as palavras  do Papa  Papa João Paulo II  no Estádio “24 de Setembro”, no dia 27 de janeiro de 1999, quando entre outros aspectos, Sua Santidade nos disse: “A vocação de todos vós, que aqui na Guiné-Bissau constituís a Igreja de Cristo, é das ‘bem-aventuranças’. Estais radicados em Cristo e sois vivificados por Ele, como membros vivos do seu Corpo, ramos da mesma videira, rebentos de oliveira enxertados no único tronco”. Os consagrados e consagradas agradeceram a presidência da Conferencia Vida Consagrada Guiné-Bissau (COVIC-GB) e manifestaram grande alegria pela visita do Cardeal Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, prevista para o mês de maio próximo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário