sábado, 30 de janeiro de 2021

CATIÓ: VISITA PASTORAL COM SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

 

De sábado à tarde a terça-feira, 09 a 12 de janeiro de 2021, Dom Pedro Zilli esteve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Catió, para a visita pastoral, com Sacramentos da Iniciação Cristã. No domingo, dia 10, de manhã, Festa do Batismo do Senhor, a comunidade viveu a alegria de 13 batismos, 04 crismas e primeiras eucaristias.   

Na Homilia da Missa concelebrada pelo pároco, Pe. Giovanni Phe Thu, Pe. Maurizio Fioravanti e Pe. Naresh Gosala, Dom Pedro falou do Batismo de Jesus e da graça de sermos batizados. Disse que era o “dia do Batismo de Jesus e do nosso Batismo”.  Citou Leão Magno, Papa, que nos seus Sermões de Natal, dizia: “Reconhece, ó cristão, a tua dignidade! Uma vez constituído participante da natureza divina, não penses em voltar às antigas misérias com um comportamento indigno da tua geração...! Pelo sacramento do Baptismo, foste transformado em templo do Espírito Santo. Não queiras expulsar com as tuas más ações tão digno hóspede, nem voltar a submeter-te à escravidão do demónio. O preço do teu resgate é o Sangue de Cristo”. À tarde, um bonito de convívio da comunidade, em Sua.

A convite da Sra Suzana, na segunda-feira, de manhã, dia 11, com Pe. Phe Thu, Dom Pedro visitou, em Catió, a casa da “Na Rota dos Povos” que desde 2011 foca a sua atividade na Região de Tombali. A seguir, com Pe. Phe Thu, visitou à comunidade de Ilhéu de Infanda que, no domingo, em Catió, ganhou mais 02 batizados. A comunidade, constituída por crianças, jovens e alguns adultos, agradeceu Dom Pedro pela visita, dizendo que aquele “era um grande dia, pois vimos o bispo que saiu de Bafatá para visitar-nos”. Realçaram que “foi a força de Deus que fez o bispo chegar até nós”. Pediram uma capela para orações e encontros da comunidade. Pe. Phe Thu solicitou o empenho de todos para se chegar à construção da capela. Um membro da comunidade salientou que "capela não pode ser construída se não houver quem participe. É como uma casa sem moradores. Logo cai"

À tarde, com Pe. Phe Thu e Pe. Naresh, Dom Pedro visitou a comunidade de Cantone. Todos sublinharam a necessidade de uma capela. Pediram orações do bispo para que sejam fortes no assumir suas responsabilidades no caminho de cristão; agradeceram o bispo pela presença; tanto Pe. Phe Thu como Pe. Naresh realçaram a necessidade do empenho da comunidade para a construção de uma capela. À noite, depois da Santa Missa, em Catió, Dom Pedro encontrou-se com jovens e adolescentes. Fizeram algumas perguntas de catequese, dando a ideia de serem pessoas que refletem e que estão buscando compreender, sempre mais, os mistérios da nossa fé. Tanto na missa de domingo, como com os jovens e adolescentes, Dom Pedro falou das novidades da Igreja Universal: Ano de São José, o Ano da Família, da possível vinda dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) à Guiné-Bissau, neste ano 2021, e da realização da Conferencia Episcopal em Bafatá no mês de novembro.

Na terça-feira, 12 de manhã, depois da celebração da Missa em Sua e do café, Dom Pedro reuniu-se com os padres e irmãs na casa das irmãs, na Escola São Bento. Na reunião, foi feita uma reflexão global sobre a vida da paróquia: falou-se da falta de catequistas disponíveis e da necessidade de presença continuada nas tabankas; foi dito que as tabankas são difíceis e exigem “paciência, sobretudo, com os adultos”; as  comunidades que reclamam falta de capelas; falta de reunião das as famílias;  outros temas importantes foram tratados, revelando a necessidade de um espírito missionário continuamente renovado.


À tarde, Dom Pedro retornou para Bafatá agradecido a Deus pelos bons dias vividos com os coirmãos do PIME, com as Irmãs e com a comunidade paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário