quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

DIOCESE DE BAFATÁ: VISITA PASTORAL COM SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ EM EMPADA

Em Empada
    De quinta-feira a domingo, 21 a 24 de janeiro de 2021, Dom Pedro Zilli esteve na Paróquia Nossa Senhora Consolata, em Empada, para a visita pastoral, com Sacramentos da Iniciação Cristã. Na visita, encontrou-se com a Equipa Missionária, Conselho Paroquial,  Diretores e Professores do Liceu Dom Settimio A. Ferrazzetta, batizandos e crismandos; visitou as famílias enlutadas, doentes, celebrou a Santa Missa em Kudon. 
Benção capela casa padres
Na sexta-feira, dia 22, de manhã, a benção da capelinha da casa dos padres, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, com a presença das irmãs e membros da comunidade paroquial. Na missa, concelebrada pelo Pároco, Pe. Augusto Mutna e o Vigário Paroquial Pe. Dingana Siga, Dom Pedro agradeceu aos padres pela iniciativa de uma capela em casa, sublinhando que a presença do Santíssimo Sacramento é um dom precioso de Deus; realçou, no entanto, que o fato de se ter uma capela dentro de casa, não quer dizer que se rezará mais...! Citou Pe. Leopoldo Pastori quando dizia que “oração é trabalho”, para dizer que exige esforço, empenho, perseverança. Pe. Augusto agradeceu a presença do bispo; agradeceu os benfeitores que ajudaram na construção da capela e do aumento da casa, com novos quartos e escritórios. 
Equipa Missionária sem Irmã Inocência
Após o café da manhã, às 09,00 horas, reunião da Equipa Missionária: Pe. Augusto Mutna, Pe. Dingana Siga, Irmã Noeli Domingos Bueno, Irmã Maria Inocência Giacomozzi e Irmã Rita Nambora Nhachungue, ambas Missionárias da Consolata. Foi dito que as comunidades acompanhadas mais de perto são: além de Empada, Madina de Baixo, Dar Salam, Mui e Kudon; falou-se em retomar o contato com Gâ Chiquinho e Catcobar. Sublinhou-se que as comunidades poderiam caminhar um pouco mais sem a presença do padre ou da irmã, a exemplo de Madina de baixo que conta com o casal Rui e Inês que foram formados no catequistado do Nlorem. Falou-se da “perda” de catequistas porque saíram de Empada, ou mesmo por mortes e que já há catequistas que falam de “subsídios”. A Equipa falou do Liceu Settimio A. Ferrazzetta que conta com 950 alunos, tendo-se necessidade de melhorar a qualidade de tais alunos e investir mais na formação dos professores; que em Catcobar faltam professores formados que não concluíram a 12ª classe...!; que em Kudon há quase 300 alunos e “pouco interesse pela evangelização”; que o Jardim Consolata conta com 72 alunos; falou-se do encerramento do Centro de Recuperação Nutricional e que a farmácia continuará na parte da manhã. Na reunião, ficou confirmado que o “Salão Polivalente” no terreno da casa dos padres, continuará a cumprir seus objetivos iniciais de ser “salão polivalente” e não somente igreja, como se chegou a perspectivar.Às 11,40h reunião com direção e professores do Liceu Dom Settimio. Pe. Augusto, ao saudar os presentes, disse que era “desejo do bispo cumprimentar o Liceu”. O Diretor Mario Moba, agradeceu a presença do bispo, dizendo “esperar conselhos” e que “presença do bispo é importante e deve ser repetida muitas vezes”. Agradeceu a Associação Amigos da Guiné-Bissau-ASGB- de Florianópolis, SC,  por todo o apoio que já vem desde há anos. Falou também de outros apoios que o Liceu tem recebido: de um senhor da Holanda, dos padres, das Irmãs,...! Mario Moba falou com alegria, da construção da sala dos professores, da pintura da escola com fundos próprios. Realçou a necessidade de futuros projetos para que os alunos possam continuar seus estudos apos à 12ª classe; necessidade de reciclagem dos professores para aumentar o nível acadêmico. Pe. Dingana agradeceu a todos pelo bom empenho no Liceu. Outras intervenções foram na linha de pedir mais presença do bispo no estabelecimento.
Às 17, 25 horas, encontro com o Conselho Paroquial.  Depois da oração a São Jose, no ano dedicado a São José, Pe. Augusto resumiu a conversa da Equipa Missionaria: reforço de Gâ Chiquinho e Catcobar; necessidade de jovens disponíveis com maturidade de fé; falta de catequistas engajados; Salão Polivalente será salão polivalente, precisando de portas e janelas; falou do encerramento do CRN e da continuidade da farmácia de manhã. À noite, Dom Pedro encontrou-se com os que receberam os Sacramentos da Iniciação no domingo de manhã.

Kudon

No sábado de manhã, dia 23, com Pe. Augusto Mutna e Irmã Noeli, Dom Pedro esteve em Kudom para a celebração da Santa Missa do Terceiro Domingo do Tempo comum C, “Domingo da Palavra!”. Dom Pedro falou do Domingo da Palavra, do Ano de São José, do Ano da Família e da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
No final da celebração, alguns membros da comunidade tomaram palavra, dizendo que a presença do bispo era uma boa ocasião para reanimar a comunidade, pois  tanto a vida de Igreja como da escola “andam fracas”. Dom Pedro agradeceu a todos pelo bom acolhimento e encorajou-os a continuar, com coragem, o caminho de Cristo Jesus, “pois se alguém está em Cristo, é uma nova criatura”( 2 Cor. 5,17). À tarde, com Pe. Mutna, visita às famílias enlutadas que viram seus entes queridos falecerem em 2020. Visitou também alguns doentes.
Empada
Na manhã de 24, 3º Domingo do Tempo Comum B, o grande momento da visita Pastoral: a celebração da Santa Missa com 24 batismos (12 mulheres e 11 homens); 07 crismas (06 mulheres e 01 homem); Primeiras Comunhões.  Foi uma festa! Pe. Augusto entregou ao bispo, os Extratos de Batismos e Crismas da Paróquia, desde 2001 até 2019: 397 batismos e 86 crismas.  Em 2020, não houve nem batismos e nem crismas, também por causa da pandemia do coronavirus.  
Dom Pedro retornou a Bafatá reconfortado pelo momento vivido, pedindo a Nossa Consolata que continue a cobrir com seu manto, a comunidade paroquial e toda a população de Empada e arredores.

batismos e crismas em Empada, de 2001 a 2019


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário