quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

DIOCESE DE BAFATÁ, EMPADA: ORAÇÃO ECUMÊNICA E INTER-RELIGIOSA PELA PAZ


Nos dias 03 e 04 de janeiro 2021 – Domingo e Segunda-feira, Dom Pedro Zilli esteve em Empada para a Jornada Ecumênica e Inter-religiosa pela paz. Apos ter celebrado a Missa da Solenidade da Epifania, com crismas, na Paróquia São Daniel Comboni de Bafatá, no domingo à tarde, seguiu para a referida localidade, cuja Paróquia é dedicada à Nossa Senhora Consolata. Jantou com as Missionárias da Consolata – Noeli, Inocência e Rita.
Na manhã de segunda-feira, presidiu à celebração da Missa – “Segunda-feira depois da Epifania”- tendo rezado pelos membros da comunidade católica falecidos em 2020. Falou dos 20 anos da Diocese, do Plano Pastoral Diocesano 2020-2021, com o lema “NO BAI KONTA BOM NOBA”, do Ano de São José, do Ano da Família e da Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial da Paz, de 01 de janeiro de 2021, que tem como título "A cultura do cuidado como percurso para a paz".

Às 10 horas, no Liceu Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em direto com a Radio Sol Mansi e com boa animação do músico Binham  Quimor, o momento de oração ecumênica e inter-religiosa pela paz. Depois da oração de São Francisco proferida pelo Pe. Dingana Siga, o Pároco Pe. Augusto Mutna, deu “boas vindas” a todos, com agradecimentos pelas presenças: professores, alunos e convidados. Agradeceu a Deus “pela possiblidade de estarmos reunidos novamente”. Agradeceu a Dom Pedro Zilli “por permitir, mais uma vez, tal oração na sua Diocese, e mais do que isto, por estar presente”.  Pe. Augusto ressaltou que “as religiões podem contribuir muito para a paz, para o desenvolvimento e que a oração conjunta enaltece a união entre elas”. Tio Augusto Miranda, um dos anciãos de Empada e da comunidade católica, disse constatar que, às vezes, vive-se na divisão e acaba-se por não construir a paz, não se destrói os instrumentos de guerra...! Casimiro Jorge Cajucam, Diretor da Radio Sol Mansi, disse que a emissora é admirada no mundo pelo seu espirito de trabalho em prol da boa relação entre as religiões e que, desde o início, conta com católicos e muçulmanos nos seus quadros. Sublinhou que “o que importa é a capacidade das pessoas em promoverem uma convivência bonita, sã”. 

A Sra. Piquinina contou a sua experiência de ser casada com um muçulmano, com “convivência normal”, a ponto de o marido acompanhá-la até a igreja. Realçou que “cada um pratica a sua religião, sem nenhum obstáculo, sem grandes problemas”. Concluiu suas palavras convidando os guineenses “a se abraçarem e a se darem as mãos”. O Sr. Seco Coté, tomando a palavra em nome do seu irmão Issuf Coté, imame da Mesquita Central de Empada, agradeceu pela iniciativa de mais um encontro, em Empada, em favor da paz. O Pastor Domingos Ntchama, em representação do Pastor Antoninho Có, falou da importância da busca de Deus, “Senhor da Paz”, e que todos devemos trabalhar pela paz e amor aos irmãos; 

a Sra. Edwyges Olga dos Reis Rodrigues, Assessora da Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades para a área da Comunicação, referiu que a Ministra Suzi Barbosa ficou agradecida pelo convite, a ela enviado, para marcar presença no evento, mas que devido a outros empenhos não podia estar em Empada. Falou da importância da paz em todos os ambientes da vida guineense; o Sr. Castigo Baiem, Administrador do Setor de Empada, falou da boa colaboração existente entre Católicos, Evangélicos e Muçulmanos e que “as religiões devem pedir a Deus o dom da paz e trabalharem por ela”. Dom Pedro Zilli, na sua intervenção, trouxe exemplos concretos de bom entendimento entre católicos e muçulmanos. Disse que “dentre as boas práticas existentes na Guiné-Bissau, o respeito pela religião e a liberdade religiosa são duas atitudes a serem mantidas e intensificadas”. Falando da importância de se continuar atentos às prevenções contra o Covid 19, citou a referida Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial da Paz: “..,renovo o apelo aos responsáveis políticos e ao setor privado para que tomem as medidas adequadas a garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 e às tecnologias essenciais necessárias para dar assistência aos doentes e a todos aqueles que são mais pobres e mais frágeis”.O encontro foi concluído, com o almoço para os convidados, no Salão Polivalente da Paróquia.

No dia 05 de janeiro, Pe. Augusto publicou, no facebook, a seguinteNOTA DE AGRADECIMENTO”: “Em nome da Paróquia Nossa Senhora Consolata, dos Lideres Religiosos do sector de Empada e em meu nome pessoal, vim agradecer a todas as pessoas e entidades que contribuíram material e espiritualmente na realização da Jornada Ecumênica e Inter-religiosa de oração pela paz e unidade religiosa na Guiné-Bissau. O evento correu muito bem. Houve testemunhos positivos de boa convivência religiosa na Guiné-Bissau. Todos eram unânimes em dizer que vale a pena continuar essa jornada e igualmente que os religiosos, sobretudo os líderes não caiam na tentação de divisionismo. A edificação da paz é uma missão de cada um no seu estado e nível de vida. A boa convivência religiosa é o alicerce para que haja paz. E vocês que participaram e deram o vosso apoio são igualmente artesãos de paz e de sã convivência religiosa na Guiné-Bissau. Peço a Deus que toda a vossa vida seja repleta de bênçãos. Que o bom e santo Deus vos dê cem vezes mais em graças e benefícios”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário