quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

DIOCESE DE BAFATÁ: SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL



Nos dias 6 e 7 de Janeiro de 2021 – quarta e quinta-feira -, realizou-se na Cúria Diocesana o segundo Secretariado Diocesano de Pastoral do ano pastoral 2020-2021. Estiveram presentes: o Bispo Dom Pedro, o Vigário Geral Pe. Alberto Gomes, o Conselho Permanente de Pastoral os Delegados do Bispo nos Setores Pastorais Leste e Sul, Coordenadores e Membros das Comissões Diocesanas. O Secretariado teve como objetivo fazer a avaliação dos primeiros três meses do Plano Pastoral 2020-2021 “NO BAI KONTA BON NOBA” e facilitar o encontro dos membros das Comissões para uma programação e verificação da possibilidade do cumprimento dos pontos propostos pelo Plano deste ano.
No primeiro dia, quarta-feira, o Secretariado foi aberto com um momento de oração em que se rezou a oração do Projeto Pastoral, a Oração pela Paz e pelo fim da Pandemia do Papa Francisco. Na sequência o Coordenador de Pastoral Diocesano, Pe. Paulo de Pina Araújo, na sua breve introdução, agradeceu a presença de todos os membros das Comissões, referiu que depois da abertura do Ano Pastoral feito em Buba no dia 03 de Outubro de 2020, notou-se o esforço de todos para pôr na prática as propostas aprovadas no Plano Pastoral 2020/2021. Lembrou ainda que falta muito para cumprir, por essa razão enalteceu a importância da reunião dos membros nesse secretariado para verem juntos o que fazer para cumprir os pontos que ainda não foram realizados, de modo especial, a proposta dos subsídios que cada Comissão deve apresentar às Paróquias e Missões para a formação local.


Depois das palavras do Coordenador de Pastoral, o Bispo Dom Pedro falou das novidades da Igreja Universal: Ano de São José, o Ano da Familia, da possível vinda dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) à Guiné-Bissau neste ano 2021 e da realização da Conferencia Episcopal em Bafatá no mês de novembro.
Após às palavras do Bispo, os membros das Comissões se reuniram à parte para refletir sobre os pontos propostos pelo Secretariado que foram as seguintes:
1-        Além dos encontros da formação propostos pelo Calendário Pastoral, a Comissão está tentando concretizar os outros pontos propostos pelo Plano?
2-        A Comissão já realizou algum encontro proposto pelo Calendário nas 04 zonas pastorais? Qual seria a avaliação (os êxitos, as dificuldades…)?
3-        Como a Comissão pretende realizar, nos próximos meses, os pontos propostos que ainda não se realizaram?
4-        Quais seriam as propostas da Comissão para a celebração do dia 13 de Março (data da criação da Diocese e da nomeação do Dom Pedro, em 2001)?
5-        Qual seria o balanço geral do nosso Plano Pastoral vivido até agora?
No fim deste dia, às 19,00 Horas, rezaram-se as Vésperas seguidas do jantar. Foi assim terminado o primeiro dia do Secretariado.
No segundo dia, quinta-feira, celebrou-se a missa presidida pelo Bispo Dom Pedro, às 07 horas, na Sé Catedral, com todos os membros presentes no Secretariado e a Comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Graça.
Às 09:30 Horas, depois da Ladainha de São José, os participantes retornaram aos trabalhos, desta vez apresentando as conclusões das suas discussões feitas no dia anterior.
As 10 comissões presentes fizeram as suas apresentações. Boa parte achou que a avaliação dos primeiros 03 meses do Plano foi positiva, com a exceção de alguns que acham que é cedo para dizer algo. No que diz respeito ao cumprimento dos pontos restantes, todas as comissões mostraram-se dispostas a pôr na prática, no devido tempo, os pontos que ainda faltam para cumprir. Houve muitas reações dos presentes sobre a apresentação de cada Comissão, o que ajudou muito na melhoria das propostas apresentadas.


No fim, o Pe. Paulo falou das Perspectivas do Conselho Permanente de Pastoral Diocesano com base no Plano Pastoral, para os próximos 5 meses.  Reapresentou os formulários para Projetos e para Relatórios, de modo a facilitar às Comissões, os pedidos de fundos para as suas atividades e a  prestação de contas.
No fim, rezou-se o Ângelus e o Bispo deu benção a todos. Assim foi concluído o segundo Secretariado Diocesano de Pastoral do Ano Pastoral 2020/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário