quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

BAFATÁ: ORAÇÃO ECUMÊNICA E INTER-RELIGIOSA PELA PAZ

 

Líderes religiosos

Na manhã de sábado, dia 09 de janeiro de 2021, em frente à Sé Catedral de Bafatá, na praça pública, católicos, evangélicos e muçulmanos viveram mais um momento de oração e reflexão pela paz.

Dom Pedro Zilli
Nas orações e nas intervenções, foi muito bem sublinhada a Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial da Paz de 01 de janeiro de 2021: “A CULTURA DO CUIDADO COMO PERCURSO DA PAZ”. Todos falaram da importância de se continuar a lutar contra o Covid 19.
Pe. Alberto Gomes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça e Vigário Geral da Diocese de Bafatá, em nome dos seus paroquianos, das Irmãs, da Paróquia São Daniel e do Dom Pedro Zilli, deu as “boas vindas”, agradecendo a todos pela amável presença. Apresentou na lista dos convidados – autoridades administrativas, evangélicos, muçulmanos e religião tradicional. Fez os “melhores votos de feliz ano novo,a cheio de saúde felicidade e paz”.

Alfredo e Demba

O pastor Demba Cante da Igreja Batista e Alfredo Siga da Kairós fizeram o seu momento de oração, pedindo “que a graça de Deus atue nos corações de todos os presentes nesta manhã de sábado”.  Disseram “que estamos reunidos para pedir a Deus o dom da paz. A paz está somente em Deus que Deus está muito contente com este ato”. Citaram Deuteronômio 10,16-21, especialmente, o versículo 18, o qual diz que “(Deus) faz justiça ao órfão e à viúva, e que ama o migrante, dando-lhe pão e manto”. O Aladje Sori Daramé, nas suas palavras, disse: “somos uma família, religiões diferentes um bocado, mas Deus é um só. Que Ele nos livre do pecado”. O Sr. Samiano, representante da Religião Tradicional Africana (RTA), saudou a todos, rezou pela paz na terra, pedindo a Deus que ilumine nossos governantes para que as coisas possam melhorar. Sublinhou que somente Deus pode livrar-nos de todas as dificuldades. Pe. Paulo de Pina Araújo, leu Isaias 52,7-10, realçando o v. 07: “que formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz”. Disse que Jesus é o mensageiro da paz e que a paz de Deus é dada a todo o mundo através de Jesus. Enfatizou que se não houver paz nos corações, “não haverá paz na Guiné-Bissau e nem no mundo”.  

Aladje Sori Daramé

O Sr. Paulo Dinom, representando o Comandante do Batalhão Militar de Bafatá, disse que “devemos nos unir para levar a paz à frente. Não podemos continuar assim...”; Mamasaliu Sidibé, representante do Regulo de Bafatá, pediu a Deus a graça da paz, do sossego e da tranquilidade. Sublinhou que “este é um dia em que os bafatenses poderiam deixar tudo para estar aqui para pedir ao Senhor o dom da paz”. Sugeriu que, no próximo ano, sejam convidados os responsáveis políticos para, juntos pedirem a Deus que acabe com “a politica da força”; o Sr. Nelson, representante do Governador da Região de Bafatá, ponderou que “o ato de hoje não deve ser um simples repetir de uma tradição anual, mas sim contribuir eficazmente para que a paz se instaure na terra. Que sejamos irmãos, unidos em prol da paz e do desenvolvimento”; Dom Pedro Zilli, conclui a manhã de oração e reflexão pela paz, citando o Salmo 127 (127): “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham dos construtores. Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam as sentinelas”. Enfatizou que o momento de oração pela paz “tem seu fundamento na certeza de que ela (a paz) é, antes de tudo, dom de Deus”! Pediu ao Senhor a graça da conservação da liberdade religiosa na Guiné-Bissau e no mundo.

 

Um comentário:

  1. Oh! Maravilha!!! De onde é que eu conheço isto? Aquela torre, aquela catedral... aqueles espaços todos... Aquele sol... Desde 24 de Março a 3 de Setembro de 74... Quantas dores, quantos funerais... quantas missas com a Igreja a cheirar a mofo e morcego, de despedida daquela companhia... E quando lá regressei, passados 42 anos... e todos juntos fizemos uma Procissão de Ramos.... até lá abaixo??? E tantas outras coisas??? Umas de recordações tristes e de medo, como hoje entre nós com a pandemia??? e outras de recordações de antanho? No meu site: cantabo-cs.com acabo de introduzir um fado - que apanhei num papelito velho... talvez dessa altura(?) com um belo Poema: Cruz de Guerra. Traumas mas recordações, algumas belas! Manga de beleza! Tá na mala!

    ResponderExcluir