quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

BAFATÁ: PARÓQUIA SÃO DANIEL COMBONI, NA SOLENIDADE DA EPIFANIA, SACRAMENTO DA CRISMA.


No domingo, dia 03 de janeiro 2021, Solenidade da Epifania, a Paróquia São Daniel Comboni viveu a alegria do Sacramento da Crisma para 19 de seus jovens que, após um caminho de preparação intensa, chegaram à graça de completar os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Na homilia, Dom Pedro ressaltou que a Solenidade da Epifania recorda à Igreja, a sua vocação missionária de ir a todos os povos. Citou as palavras de Jesus, no Evangelho de São Mateus 28,19-20: “Ide, Portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e Filho e do Espírito Santo,
ensinando-as observar a tudo quanto vos ordenei. E eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
 


Recordou que Diocese de Bafatá está a viver o seu Projeto Diocesano de Pastoral para o triénio 2018-2021 - que tem como tema “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria” e o Ano Pastoral 2020-2021, com o lema “NO BAI KONTA BOM NOBA”. Falou das celebrações dos 20 anos da Diocese, criada no dia 13 de março de 2021, e da minha nomeação para seu primeiro bispo no mesmo dia 13 de março. Falou do Ano de São José, do Ano da Família, falou da Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial da Paz, deste 01 de janeiro de 2021, que tem como título "A cultura do cuidado como percurso para a paz". Exortou os crismados a viverem, com alegria, a fé cristã, iluminados pelos 07 dons do Espirito Santo. 

Dom Pedro agradeceu-lhes pelas cartas que lhe enviaram, contando o “bom caminho de fé vivido nas suas famílias”. Agradeceu-lhes pela disponibilidade em assumirem serviços na comunidade na função de leitores, acólitos, grupo coral, grupo jovem, limpeza da Igreja. Alegrou-se por terem escrito que, “com a graça de Deus, querem ser cristãos de verdade” e que querem participar assiduamente da Santa Missa. Pediu-lhes que pensem seriamente no Sacramento do Matrimônio e em crescerem os filhos na fé cristã; que pensem não vida consagrada e no sacerdócio.


No final da celebração, os jovens fizeram alguns agradecimentos: “agradecemos a Deus por mais um dia que Ele nos concedeu. Que Ele continue a nos dar a vida; agradecemos ao bispo, pastor da nossa Diocese, pela sua paciência e também por este sacramento que recebemos de suas mãos. Que Deus continue a dar-lhe forças para guiar o seu rebanho. Não queremos esquecer nossos padres, principalmente, o Pe. Andrea; agradecemos nossos catequistas que nos acompanharam durante a caminhada de catequese. A eles, nosso obrigado; agradecemos nossos padrinhos. Que Deus continue a dar-lhes forca e sabedoria para  guiarem seus afilhados no caminho do Senhor. Não queremos esquecer o grupo coral. Muito obrigado pela grande animação; Um apelos aos crismados. Eramos discípulos. Agora somos apóstolos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário