segunda-feira, 11 de março de 2019

IGREJAS DO BRASIL E DA GUINÉ-BISSAU: PROSSEGUIMENTO DO PROJETO DE COOPERAÇÃO MISSIONÁRIA



Com os seminaristas
De  04 de janeiro a 12 de fevereiro, esteve na Guiné-Bissau, o Pe. Antônio Niemiec, CSsR -missionário redentorista, que está a serviço da Igreja no Brasil, sendo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Ele veio para ministrar aulas de Teologia Espiritual e das Cartas Católicas e Carta aos Hebreus para os alunos de teologia, no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, em Bissau.

Sua estadia no país faz parte do “Projeto de Solidariedade entre as Igrejas do Brasil e da Guiné Bissau”. Esse projeto foi assinado no dia 22 de março de 2006, com início efetivo já em dezembro de 2004, com a presença do primeiro professor, Pe. Gervasio Queiroga do Instituto Jesus Missionário dos Pobres – IJMP.
O Projeto contempla o envio de professores brasileiros à Guiné para a formação em filosofia e teologia aos seminaristas  das Dioceses de Bissau e Bafatá, Franciscanos e Preciosíssimo Sangue. Atualmente, também as Congregações Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs de Santa Mariana de Jesus e Franciscanas Missionarias do Coração Imaculado de Maria, tem frequentado aulas no seminário.  Até o presente momento, foram enviados 17 professores - três deles vieram duas vezes - para ajudar a Igreja da Guiné a formar seus agentes de pastoral. Dos seminaristas, alunos destes 17 professores, 29 foram ordenados sacerdotes.
Além da formação acadêmica no Seminário, os professores do Brasil assumem diversos outros serviços: celebrações no seminário e nas paróquias, encontros e cursos de formação para leigos, retiros, etc., conforme a disponibilidade de cada um e as solicitações recebidas.
Durante sua estadia, Pe. Antônio apresentou aos bispos da Guiné e à equipe responsável pelo Seminário Maior, mais algumas propostas de cooperação missionária, que podem beneficiar ainda mais a Igreja no país.
Além das aulas no seminário, Pe. Antônio deu sua colaboração em algumas actividades pastorais, como também participou de alguns eventos. Elencamos, abaixo, alguns deles:
Na catedral de Nossa Senhora da Candelária, em Bissau: concelebração da Eucaristia, com a participação de todos os seminaristas diocesanos e religiosos, por ocasião dos 20 anos de falecimento de Dom Settimio Arturo Ferrazzetta; participação na festa da Padroeira da Diocese de Bissau; Na paróquia de Santa Luzia, em Bissau: celebração da Eucaristia e encontro sobre as Cartas de São Paulo para o grupo bíblico; Na paróquia São João Batista de Brá, Bissau: celebração da Eucaristia para os jovens, no encerramento do retiro espiritual; visita ao convento, seminário e estruturas da paróquia confiada aos franciscanos;
Na paróquia Cristo Redentor, em Bissau: celebração da Eucaristia dominical; participação no encontro dos grupos da IAM – Infância e Adolescência Missionária - da paróquia e uma breve mensagem; encontro com os animadores paroquiais da IAM.


Na Rádio Sol Mansi: realização de dois programas sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e sobre os fundamentos bíblicos do Dízimo; No Seminário Maior, em Bissau: participação em duas reuniões com os 03 bispos e equipe do Seminário para apresentar, discutir e encaminhar propostas de ampliação da cooperação entre a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - e a Igreja da Guiné Bissau; participação no encontro de convivência e partilha dos seminaristas e leigos do Regional Sul 4, Estado de Santa Catarina e os seminaristas do Seminário Maior; celebração da Eucaristia dominical para os seminaristas e a comunidade da vizinhança; conferência sobre a Carta Apostólica Maximum Illud e o Mês Missionário Extraordinário, durante a Jornada Acadêmica do Seminário Maior; participação na celebração da Eucaristia em que 17 seminaristas  das Dioceses de Bissau e Bafatá deram passos rumo ao sacerdócio: 06 foram admitidos entre os candidatos à Ordem Sacra; 07 foram instituídos no ministério de Leitor;  04 instituídos no ministério de Acólito; encontros com os seminaristas para ajudá-los na elaboração de projetos de monografias; encontro com representantes dos seminaristas da diocese de Bafatá para tratar da Pastoral Vocacional na diocese: orientações de como organizar melhor esse serviço de acompanhamento vocacional, orientações como organizar experiências missionário-vocacionais.

Na comunidade São Paulo, em Bissau: visita à comunidade de leigas consagradas da Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus para conhecer a comunidade, encontrar-se com as consagradas e conhecer as obras da comunidade.
No Liceu João XXIII, em Bissau: participação no encontro dos seminaristas diocesanos do Seminário Maior e Menor, religiosos e jovens das casas de formação e seus formadores/as com o Pe. Fabrício Meroni, PIME, diretor do Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM) e secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma; participação no Jornada da Vida Consagrada que teve como tema “Viver as Bem-aventuranças na Vida Consagrada no contexto do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar” (SCEAM); no Encontro nacional de formação sobre as Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Bissau: participação no Encontro que contou com a presença de Pe. Fabrício Meroni, Dom Pedro Zilli, bispo de Bafatá e presidente da Comissão Interdiocesana das POM, Pe. Giuseppe Giordano, diretor nacional das POM, representantes de quase todas as paróquias e missões das duas dioceses da Guiné Bissau (padres, religiosos/as, leigos), representantes da Infância e Adolescência Missionária, num total de cerca de 135 pessoas. O Encontro, além de proporcionar momentos formativos sobre o Mês Missionário Extraordinário e documentos missionários da Igreja (especialmente a Maximum Illud), serviu também para conhecer melhor as POM, apresentar algumas figuras missionárias da Igreja na Guiné Bissau, refletir sobre o primeiro anúncio do Evangelho e partilhar experiências missionárias mais desafiadoras. Foi um tempo de muita bênção na caminhada da Igreja no país.


Em Bafatá: visita na cúria da diocese, ao hospital e à maternidade; concelebração da Eucaristia na catedral; participação da oração ecuménica e inter-religiosa, em frente da sede do governador; participação no encontro dos representantes das duas paróquias da cidade de Bafatá com Dom Pedro Zilli (“saudação anual das paróquias ao bispo”); participação no encontro dos escoteiros.

Em Quebo: encontro com os missionários brasileiros da Missão São Paulo VI e a visita às instalações da Missão; concelebração da Eucaristia; participação na confraternização com os participantes da Missa.
Em Cacheu: visita à comunidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida que, desde 1989, atende a população na área de saúde, educação e evangelização; Em Tite: visita ao Pe. Lúcio Espíndola Santos e  à Comunidade Católica Divino Oleiro da arquidiocese de Florianópolis, SC; visita a algumas comunidades rurais; participação na catequese das crianças e jovens; celebração da Eucaristia para a comunidade da Missão Católica São Pedro.


Pe. Antônio, avaliando sua presença na Guiné-Bissau, disse: “as aulas no Seminário Maior e a participação em tantas atividades, tornaram-se um tempo de muita aprendizagem, fraterna convivência e partilha de conhecimentos; um verdadeiro tempo de graça”. 


Os bispos, o seminário e todos os que encontraram-se com o Pe. Antônio, ficaram muito agradecidos pela sua simplicidade, disponibilidade, amor à Igreja e à missão a ela confiada por Cristo Jesus. Foi unânime o “muito obrigado” à Igreja do Brasil pela dedicação a Igreja da Guiné-Bissau.






Nenhum comentário:

Postar um comentário