sábado, 9 de março de 2019

GUINÉ-BISSAU: CONSAGRADOS E CONSAGRADAS CELEBRAM O DIA VIDA CONSAGRADA



Sob a coordenação da COVICGB – Conferência da Vida Consagrada da Guiné-Bissau, no Liceu João XXIII, em Bissau, no sábado, dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, os consagrados e consagradas da Guiné-Bissau, viveram  a alegria da celebração do dia da Vida Consagrada.

Foi recordado que, São João Paulo II, na Mensagem para a celebração do primeiro dia da Vida Consagrada, datada de 6 de Janeiro de 1997, disse: “A celebração do Dia da Vida consagrada …quer ser para as pessoas consagradas uma ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a sua doação ao Senhor”.
Os participantes se propuseram a “viver as Bem Aventuranças na Vida Consagrada”, no  contexto do SCEAM – Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar - que, neste ano 2019, está a celebrar o seu Jubileu de Ouro.  Neste contexto, o dia foi  aberto com a apresentação do tema: "As bem-aventuranças na vida consagrada", apresentado pelo bispo auxiliar de Bissau, Dom José Lampra Cá. Entre outros aspectos, Dom Lampra sublinhou que “os consagrados, vivendo a radicalidade da consagração, são sinais daquilo que seremos. Devem, para tanto, fundamentar suas vidas nas bem-aventuranças”. Realçou que “vida consagrada caminha de mãos dadas com a virtudes teologais: fé, esperança e caridade” e que “a Igreja da África conta com a vida consagrada, não de nome, mas consequente, abastecida pela vida espiritual e moral”. Seguiu-se um bom debate de aprofundamento do tema, com Dom Lampra.


No final da Santa Missa, Dom Pedro Zilli, bispo encarregado de acompanhar a Vida Consagrada nas duas dioceses, agradeceu o novo Conselho Diretivo da COVICGB, eleito no dia 27 de dezembro de 2018: Irmã Eulália Victória Machel, Pe. Fabio Motta, Irmã Alessandra Bonfanti, Irmã Silvia Mendez Mendonza, Frei Raxido Marcelo dos Santos, Irmã Maria Claver Ndongo. Dom Pedro disse: “que o Senhor abençoe a generosidade e a disponibilidade destes 06 nossos irmãos e irmãs. Que o Senhor derrame suas bençaos sobre este Conselho e sobre todos os Consagrados e Consagradas da e na Guiné-Bissau; que ele abençoe nossas Congregações e Institutos; que Ele suscite mais vocações consagradas para a sua Igreja. Que  o nosso ‘sim’ seja como o de Maria”.

Dom Pedro e novo conselho da COVICGB
À tarde, depois dum almoço partilhado, houve um momento de alegre descontração, animado pelos nossos jovens religiosos.

Maria do Rosário e Ana Paula
Segundo o Blog “Bissau, diocese em caminho”, “no mesmo dia, à tarde, as irmãs de S. Mariana de Jesus ("marianitas") viveram um momento importante para a congregação: a primeira profissão de duas noviças, Maria do Rosário Sanhá e Ana Paula Lopes”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário