sábado, 2 de março de 2019

DOM PEDRO VISITOU SÃO FRANCISCO/SANTA CLARA, CABOXANQUE E BEDANDA



Participantes da reunião
Nos dias 25 a 27 de janeiro – sexta  a domingo - Dom Pedro Zilli esteve visitando São Francisco da Floresta/Santa Clara, Caboxanque e Bedanda. Na sexta-feira à tarde, dia 25, ele participou da reunião com os trabalhadores fixos da Empresa Agrícola, com o Sr. Diego Mamasamba e os dois voluntarios italianos: Rita De Paoli e Cesare Campagnola.

Casa São Francisco 
A reunião teve inicio com a exposição dos dados relativos à colheita e à produção de caju, em 2018: 55.143 KG colhidos na arvore para 11.612 KG transformados. Na reunião, falou-se da casa de São Francisco que foi restaurada, sobretudo, no que se refere à cobertura.  Falou-se também da necessidade de outros trabalhos de manutenção da estrutura. Concordou-se em convidar alguém da área trabalhista para ajudar os trabalhadores a aprofundarem o conhecimento de seus direitos e deveres no trabalho.


Caboxanque
Na manhã de sábado, Dom Pedro seguiu para Caboxanque: la encontrou-se com  Frei Papa Paulo Nanque, Responsável Pastoral, e o Frei Benvenuto Pegoraro. No domingo de manhã, presidiu a Santa Missa do Terceiro Domingo do Tempo Comum C e, a seguir, com Frei Papa Paulo seguiu para Bedanda. Em Bedanda, Missão dedicada a “São Paulo Apostolo”, a comunidade das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei e toda a Comunidade cristã, estavam em festa na celebração do seu padroeiro. Dom Pedro presidiu à celebração da Santa Missa, exortando a todos a terem “pelo menos um pouco do espírito missionário de São Paulo, pois isto ajudará na vivência mais intensa do Projeto Pastoral 2018-2021: ‘A Igreja anuncia o Evangelho com alegria’”.

Bedanda
À tarde, retornou diretamente para Bissau com o intuito de, na manhã de segunda-feira, dia 28,  concelebrar na Santa Missa em que 17 seminaristas das Dioceses de Bissau e Bafatá, deram passos rumo ao sacerdócio: 06 admitidos entre os candidatos ao sacerdócio; 07 fizeram o Rito do Leitorado e 04, o Rito de Acolitado. Sua ida a Bissau tinha ainda um outro objectivo: participar do Encontro Nacional de formação sobre as Pontifícias Obras Missionarias, nos dias 29 a 31 de janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário