sexta-feira, 8 de março de 2019

BISSAU: SEMINARISTAS DÃO PASSOS RUMO AO SACERDÓCIO




Na manhã de segunda-feira, dia 28 de janeiro, no Seminário Maior Interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, 17 seminaristas das Dioceses de Bissau e Bafatá deram passos rumo ao sacerdócio: 06 foram admitidos entre os candidatos à Ordem Sacra,  dos quais 02 de Bafatá; 07 foram instituídos no ministério de Leitor, dos quais 05 de Bafatá;  04 instituídos no ministério de Acólito, dos quais 01 de Bafatá.

A celebração presidida, pelo bispo auxiliar de Bissau Dom José Lampra Cá, concelebrada por Dom Pedro Zilli, pelo Reitor do Seminário, equipa formativa, professores, seminaristas, familiares, amigos, foi vivida num ambiente de intensa alegria, por ver que o Senhor continua chamando jovens generosos para o sacerdócio.
O momento de alegria contou com a significativa presença do Pe. António Niemiec CSsR, Assessor da Comissão Missionária da CNBB e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. Ele  chegou na Guiné-Bissau no dia 04 de janeiro e permaneceu no País até 12 de fevereiro, ministrando  Cartas Católicas e aos Hebreus e Teologia Espiritual no Seminário.

Na homilia, Dom Lampra exortou os seminaristas a continuarem o caminho formativo rumo ao sacerdócio de modo sempre mais intenso. Falou da beleza e da responsabilidade de uma vida “sacerdotal vivida com amor e entusiasmo”. Convidou os seminaristas a verem nos três ritos, algo fundamental que servirá para a vida.
Neste ano letivo 2018-2019, o Seminário Maior conta com 56 estudantes: Diocese de Bafatá 17; Diocese de Bissau 14; Franciscanos OFM 14; Pontifício Instituto Missões Exteriores – PIME 04; Padres do Preciosíssimo Sangue 03; Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria 02; Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus 01; Irmãs de Santa Mariana de Jesus 01.
Dom Pedro e Pe. Antonio Niemiec



Nenhum comentário:

Postar um comentário