sábado, 9 de março de 2019

GUINÉ-BISSAU: ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO SOBRE AS PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS



A Comissão Interdiocesana das Pontifícias Obras Missionarias (POM), cujo Diretor é o Pe. Giuseppe Giordano, OMI, organizou e coordenou o Encontro Nacional de formação sobre as Pontifícias Obras Missionárias, que teve lugar nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, terça a quinta-feira, no salão paroquial da Paróquia São João Batista de Brá, em Bissau.

Com a presença de 135 participantes – sacerdotes, consagrados e leigos – de quase todas as paróquias e missões das duas dioceses, o Encontro teve a honra que contar com o Pe. Fabrizio Meroni, PIME, Diretor do C.I.A.M. (Centro Internacional de Animação Missionária) e Secretário Geral da PONTIFÍCIA UNIÃO MISSIONÁRIA (P.U.M.) – ROMA. Ele esteve na Guiné de 24 a 31 de janeiro 2019, para participar do Encontro e de momentos eclesiais e sociais.
Para o Encontro foram convidados os Párocos, Responsáveis de Missões, uma irmã, um leigo de cada paróquia ou missão de todas as duas dioceses e responsáveis de estruturas eclesiais.
O Encontro propôs-se a ajudar os participantes  numa melhor aproximação, com o coração, das POM que pareciam distantes e misteriosas para muitas das nossas comunidades e mesmo para muitos agentes de pastoral. Além de um melhor conhecimento das POM, ele propôs-se a oferecer uma formação missionaria a todos, introduzindo-os no clima do mês missionário extraordinário que o Papa Francisco proclamou para outubro deste ano 2019, como Mês Missionário Extraordinário, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O Mês Missionário Extraordinário representará uma oportunidade única para a nossa Igreja: a celebração do centésimo aniversário da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV que nos ajudará a reavivar o ardor e a paixão pela missão confiada por Jesus. Para propostas de animação para o mês missionário pode consultar o website preparado pelas POM: www.october2019.va 


O Encontro foi aberto, oficialmente, por Dom Pedro Zilli, Bispo Presidente da Comissão das POM e por Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau. Eis os temas tratados: Pontifícias Obras Missionarias, Raiz carismática e ação de solidariedade universal (Pe. Giuseppe Giordano); Figuras missionarias – consagrados e leigos - da nossa Igreja na Guiné-Bissau; Outubro Missionário Extraordinário (Pe. Fabrizio Meroni); Experiências missionárias – primeiro contato com a Missão (Cacine, Quebo, Divino Oleiro, Missionárias da Caridade); De Maximum Illud a Evangelii Gaudium  (Pe. Renato Chiumento); Primeiro Anúncio do Evangelho: desafios e perspectivas na nossa Igreja na Guiné-Bissau (Pe. Paulo De Pina Araújo); Grupos IAM – Infância e Adolescência Missionária.

Nas palavras de abertura, Dom Pedro recordou que “o nosso Encontro está a realizar-se dentro das celebrações de 50 anos do SCEAM - Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar - sob o tema: ‘Igreja-Família de Deus em África, celebra o teu Jubileu! Proclama Jesus Cristo, teu Salvador’”. Recordou que “a Diocese de Bissau, com o tema, ‘A nova evangelização ao serviço da fé e do discernimento vocacional’, para o Ano Pastoral 2018-2019, propõe-se a continuar a sua caminhada, iniciada com o Sínodo diocesano de 2015-2018, sobre a Nova evangelização, mas igualmente estar em comunhão com a Igreja universal que se reuniu,  em Roma, para XVª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, para refletir sobre  ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’". Recordou ainda que “a Diocese de Bafatá está a viver o seu Projeto Diocesano de Pastoral para o triénio 2018-2021 - que tem como tema ‘A Igreja anuncia o Evangelho com alegria’”.
Por fim, disse: “que o Senhor derrame seu Espirito Santo sobre cada de nós aqui presente. Que ele derrame o seu Espirito Santo sobre este nosso Encontro Nacional de Formação sobre as Pontifícias Obras Missionárias”.


Importante ressaltar que o Encontro foi marcado por intensos momentos de oração e animação e pelas celebrações da Santa Eucaristia. No final da celebração da Santa Missa, presidida por Dom Pedro, Dom José Câmnate agradeceu a presença de todos, pedindo ao Senhor “que o espírito missionário das nossas comunidades ganhe nova força a partir do Encontro realizado”.

Pe Antonio e Dom Pedro

O Encontro contou com as significativas presenças do Pe. António Niemiec CSsR, Assessor da Comissão Missionária da CNBB e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária e do Pe. Eduardo Bittencourt da Diocese de Tubarão - Santa Catarina. 
Pe. Eduardo e Dom Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário